As mulheres que dão medo na literatura de autoria feminina podem ser consideradas àquelas que produzem literatura fantástica, de horror, de terror, de realismo mágico, as insólitas, as de fantasia e as de mistério. Os nomes que são atribuídos a estas autoras são vários e esta discussão também faz parte das conversas teóricas propostas pelo grupo de leitura e pesquisa coordenado por Lélia Almeida.
A Livraria Taverna convida para o novo módulo do Grupo de Leitura e Pesquisa de Autoras Latino-Americanas 'Mulheres que dão medo', que acontecerá em 04 encontros ao longo de novembro, sempre aos sábados, das 17h Às 19h.
Neste novo módulo, o tema analisado será 'As mães e as filhas', sabendo ser este, no âmbito da literatura escrita por mulheres, como na vida, um território da mais absoluta ambivalência. Onde mães e filhas tem de criar originalíssimas possibilidades para crescer e existir numa tensão permanente entre a necessidade da pertença e da parecença e da distância e da individualidade. O instrumento de leitura que nos orienta de maneira brilhante sobre este tema, que é um dos temas de eleição de muitas escritoras, é o da Crítica Literária Feminista, quando nos traz reflexões críticas sobre matrofobia, romances da maternidade, entre tantos outros. Neste módulo vamos conhecer magníficas escritoras espanholas e latino-americanas como Marosa di Giorgio, Marcela Serrano, Liliana Heker, Silvina Ocampo, Paloma Díaz-Mas, Carmen Martín Gaite, Cristina Peri Rossi e Carmen Laforet.
SOBRE O GRUPO MULHERES QUE DÃO MEDO Fundado e coordenado por Lélia Almeida, o Grupo de Leitura e Pesquisa 'Mulheres que dão medo' propõe a discussão de obras literárias de autoria de mulheres latino-americanas, elegendo, cada novo módulo, um eixo temático que permitirá fazer um recorte de textos neste universo tão rico e diverso como o da literatura latina.
SOBRE A MINISTRANTE Lélia Almeida é escritora, Mestre em Literatura Brasileira, estudiosa de Literatura Latino-americana e coordenadora do Grupo de Pesquisa Permanente de Literatura de Mulheres em Porto Alegre e Brasília. Coordena, na Livraria Taverna, o grupo 'Mulheres que dão medo'.