Literatura latino-americana mães filhas por Lélia Almeida

As mulheres que dão medo na literatura de autoria feminina podem ser consideradas àquelas que produzem literatura fantástica, de horror, de terror, de realismo mágico, as insólitas, as de fantasia e as de mistério. Os nomes que são atribuídos a estas autoras são vários e esta discussão também faz parte das conversas teóricas propostas pelo grupo de leitura e pesquisa coordenado por Lélia Almeida.

A Livraria Taverna convida para o novo módulo do Grupo de Leitura e Pesquisa de Autoras Latino-Americanas 'Mulheres que dão medo', que acontecerá em 04 encontros ao longo de novembro, sempre aos sábados, das 17h Às 19h.

INSCRIÇÕES ABERTAS: http://bit.ly/CursoMaesFilhas

Neste novo módulo, o tema analisado será 'As mães e as filhas', sabendo ser este, no âmbito da literatura escrita por mulheres, como na vida, um território da mais absoluta ambivalência. Onde mães e filhas tem de criar originalíssimas possibilidades para crescer e existir numa tensão permanente entre a necessidade da pertença e da parecença e da distância e da individualidade. O instrumento de leitura que nos orienta de maneira brilhante sobre este tema, que é um dos temas de eleição de muitas escritoras, é o da Crítica Literária Feminista, quando nos traz reflexões críticas sobre matrofobia, romances da maternidade, entre tantos outros. Neste módulo vamos conhecer magníficas escritoras espanholas e latino-americanas como Marosa di Giorgio, Marcela Serrano, Liliana Heker, Silvina Ocampo, Paloma Díaz-Mas, Carmen Martín Gaite, Cristina Peri Rossi e Carmen Laforet.

SOBRE O GRUPO MULHERES QUE DÃO MEDO
Fundado e coordenado por Lélia Almeida, o Grupo de Leitura e Pesquisa 'Mulheres que dão medo' propõe a discussão de obras literárias de autoria de mulheres latino-americanas, elegendo, cada novo módulo, um eixo temático que permitirá fazer um recorte de textos neste universo tão rico e diverso como o da literatura latina.

SOBRE A MINISTRANTE
Lélia Almeida é escritora, Mestre em Literatura Brasileira, estudiosa de Literatura Latino-americana e coordenadora do Grupo de Pesquisa Permanente de Literatura de Mulheres em Porto Alegre e Brasília. Coordena, na Livraria Taverna, o grupo 'Mulheres que dão medo'.

SERVIÇO
Mulheres que dão medo: as mães e as filhas, por Lélia Almeida
Datas: 09, 16, 23 e 30 de novembro
Horário: das 17h às 19h
Local: Livraria Taverna (Fernando Machado, 370)
Investimento: R$ 250 (à vista) ou R$ 270 (crédito)
Mais informações: https://livrariataverna.com.br/cursos/mulheres-que-dao-medo-maes-e-filhas/

Eventos similares

Pegue um convite