Literatura e Gastronomia | Jantar Gabriel García Márquez

Nesta edição especial, o jantar Literatura e Gastronomia busca inspiração nas páginas de Gabriel García Márquez. Celebrado como um dos escritores mais importantes do século XX, o colombiano García Márquez conquistou admiradores ao redor do mundo com histórias que combinaram o real e o fantástico, retratando a América Latina para toda gente. Venha descobrir o sabor da literatura de Gabo pelas mãos do Chef Rodrigo Bellora, em um menu exclusivo. O projeto Da estante à mesa: Literatura e Gastronomia tem curadoria da jornalista Bete Duarte.

Sobre o projeto Da estante à mesa: Literatura e GastronomiaAs páginas da literatura não reúnem apenas histórias criadas pela imaginação de seus autores. Elas revelam também as vivências dos escritores, seus gostos e suas trajetórias disfarçados em ficção na vida de seus personagens. Uma revisita atenta aos trechos dessas obras pode servir de inspiração para a descoberta de sabores que estiveram em suas mesas e para releitura de cardápios que ganham um toque de modernidade. Nestes jantares, você vai conhecer mais sobre grandes escritores, além de provar deliciosos pratos. A cada edição, um novo autor é homenageado e um novo chef é convidado para o preparo de um cardápio único.

Formado em Turismo, Rodrigo Bellora ingressou no universo da gastronomia quase por acaso. A partir de um acordo de cooperação cultural entre as cidades de Bento Gonçalves e Rovereto, na Itália, cursou auxiliar de cozinha na cidade italiana e acabou ficando por uma temporada na Europa. Essa experiência despertou o gosto pela cozinha e, de volta ao Brasil, estudou na Escola Internacional de Cozinha Italiana - ICIF, em São Paulo. Entre tantas experiências, volta para o Rio Grande do Sul para deixar sua marca na gastronomia brasileira, criando o maravilhoso restaurante Valle Rústico, em Garibaldi. Lá coloca em prática tudo aquilo em que acredita: comida saborosa e bem preparada, respeitando a sazonalidade dos ingredientes e produzindo localmente grande parte dos insumos que vão frescos à mesa.

Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô do jornal Zero Hora por quase vinte anos e é especializada em jornalismo gastronômico.

Informações gerais:
Data: 06.12.2019
Dia da semana: Sexta-feira
Duração: 2h
Horário: 20h

*inclui degustação de bebidas harmonizadas com o cardápio

Eventos similares

Pegue um convite