Este evento já ocorreu segunda, 23 de setembro de 2019, 15:00.
Lançamento do livro Teatro das Origens, de Zeca Ligiéro
O evento ocorreu segunda, 23 de setembro de 2019, 15:00

Lançamento do livro Teatro das Origens, de Zeca Ligiéro

Centro Cultural Da Ufrgs

Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Bairro Farroupilha - Prédio 12.109, 90040-040...

Sobre o evento

Em 23 de setembro, o Centro Cultural da UFRGS recebe palestra e lançamento do livro Teatro das Origens: Estudos das Performances Afro-Ameríndias, de Zeca Ligiéro. O encontro com o diretor teatral, escritor e artista visual acontece às 15h, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Com diversos livros publicados, o diretor carioca tem um trabalho de destaque na área de Estudos das Performances, principalmente sobre as manifestações afro-ameríndias. A visita do autor à universidade é resultado da parceria entre o Centro Cultural da UFRGS, a professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, Inês Marocco, e os alunos do Instituto de Artes.

Sobre Zeca Ligiéro
Autor, diretor e artista visual, com mestrado e doutorado na NYU e Pós-Doc na Yale Universty e na Paris VIII. Atua principalmente nas linhas: estudos da performance afro-brasileira e teatro experimental. Entre seus livros, estão: Divine Inspiration from Benin to Bahia (EUA, 1993), Iniciación al Candomblé (Colômbia, 1993), Malandro Divino: a vida e a lenda de Zé Pelintra, típico malandro da Lapa Carioca (2004), Carmen Miranda: uma performance afro-brasileira (2005), Teatro e Dança como experiência comunitária (2008) e Corpo a Corpo: estudos das performances brasileiras (2011) e organizador de Performance e Antropologia de Richard Schechner (2012). É professor do Departamento de Direção e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC-UNIRIO e coordenador do NEPAA – Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias da UNIRIO. Entre seus trabalhos recentes se destaca o vídeo Dona Mariana, princesa turca da Amazônia (75.000 espectadores), realizado em Belém e em Soure e o espetáculo Sociedade Secreta de Palhaços Sagrados Sucupira em cartaz em diversos espaços do Rio de Janeiro e municípios vizinhos.

Sobre a obra
A partir das suas pesquisas sobre as performances culturais (rituais, brinquedos e celebrações) africanas, afro-brasileiras e ameríndias Zeca Ligiéro desenvolve o conceito de Teatro das Origens. Desta forma, ele procura ampliar a noção de teatro do estrito senso da tradição eurocêntrica, abraçando os encantos das inúmeras manifestações populares que, ao utilizar o inseparável quarteto batucar/dançar/cantar/contar evocam cosmogonias e ancestralidades mesclando mitos antigos com as batalhas contemporâneas da luta diária das comunidades e das periferias tão longe das casas do espetáculo teatral conhecido.

Similares

Sem eventos similares

Teatro ou espetáculo

Ver todos os eventos da categoria Teatro ou espetáculo em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo