Lançamento de Piratas à vista! de Samir Machado de Machado

A FTD Educação e a Livraria Taverna convidam para o lançamento e sessão de autógrafos do livro "Piratas à vista!" com Samir Machado de Machado, no dia 19 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h.

Em seu primeiro livro infantojuvenil Samir Machado de Machado narra um episódio pouco conhecido de nossa história, de forma inédita e sob o ponto de vista de três adolescentes: a invasão de piratas franceses no Rio de Janeiro, em 1710

Depois de se fixar na literatura adulta e ter seus romances históricos reconhecidos nacionalmente, Samir Machado de Machado faz nova empreitada literária, desta vez com a publicação de Piratas à Vista!, seu primeiro livro infantojuvenil, que chega ao mercado pela FTD Educação. Na obra, que conta com ilustrações do quadrinista Rafael Coutinho, Samir relata a história da invasão e derrota de piratas franceses no Rio de Janeiro em 1710, sob o ponto de vista de três jovens personagens que se envolvem diretamente na ação.

Segundo Samir, a elaboração do enredo trouxe a possibilidade de revisitar suas referências, que vão de Robert Louis Stevenson e Pedro Bandeira à Steven Spielberg. “Busquei um fundo histórico que rendesse uma boa trama e, assim, a invasão dos piratas de DuClerc, em 1710, pareceu ideal: une aventura e o Brasil Colônia do século 18, um período histórico que conheço bem”, relata o autor.

A aventura começa em alto-mar, na costa de Pernambuco, onde um barco português é capturado por piratas franceses e, para salvar sua vida, o capitão revela ao pirata DuClerc que o ouro das Minas está desprotegido no Rio de Janeiro, pois todos os soldados foram mandados para São Paulo, lutar na Guerra dos Emboabas. DuClerc organiza, então, um ataque à cidade. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os amigos Jorge e André voltam do Colégio dos Jesuítas, juntam-se à jovem Leonor e planejam uma viagem até a Ilha Grande, lugar onde vivem os pais de Jorge, capitão Esteves e dona Diva. Mal sabiam eles que essa viagem os levaria para a maior aventura de suas vidas. Em meio a balas de canhões, tesouros escondidos, insetos peçonhentos, um governador atrapalhado e uma papagaia destemida, os três amigos terão que agir rápido para deter os piratas e proteger a cidade dos terríveis assaltantes.

Uma trama de coragem e resistência que traz para o leitor a possibilidade de conhecer mais sobre o período histórico do Brasil de maneira envolvente. Temas como o início das relações comerciais, a circulação de produtos, as rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades, além das transformações do meio natural são questões exploradas ao longo da trama. Entre fugas, planos mirabolantes e momentos inesquecíveis, o leitor acompanha uma história que costura fatos históricos e ficção, capaz de mesclar elementos de narrativas clássicas com a cultura e tradição brasileiras.

SOBRE O AUTOR
Samir Machado de Machado nasceu em 1981, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É formado em Comunicação Social e atualmente faz mestrado em Escrita Criativa na Faculdade de Letras da PUC-RS. Já publicou, entre outros livros, a aventura fantástica Quatro soldados (Não Editora, 2013; Rocco, 2017), o romance histórico Homens elegantes (Rocco, 2016 — Prêmio Açorianos de melhor romance) e a aventura de cidade perdida Tupinilândia (Todavia, 2018).

SOBRE O ILUSTRADOR
Rafael Coutinho, quadrinista, pintor e ilustrador, nasceu em 1980, em São Paulo. Formado em Artes Plásticas (Unesp, 2004), iniciou a carreira aos 16 anos, quando desenhou o storyboard do filme Bicho de sete cabeças (2001). É filho da também quadrinista Laerte Coutinho, com quem colaborou no álbum Muchacha (2010). Em coautoria com o escritor Daniel Galera, produziu a graphic novel Cachalote (2010).

SERVIÇO
Lançamento e sessão de autógrafos de PIRATAS À VISTA!, com o autor Samir Machado de Machado
QUANDO: 19 de setembo, quinta-feira, a partir das 19h
ONDE: Livraria Taverna (Fernando Machado, 370 - Porto Alegre)
Entrada franca! O livro estará a venda no local por R$ 50.

Eventos similares

Pegue um convite