Este evento já ocorreu quarta, 13 de novembro de 2019, 19:30.
Jornadas Anfíbias
O evento ocorreu quarta, 13 de novembro de 2019, 19:30

Jornadas Anfíbias

Pucrs

Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon, 90619-900 Porto Alegre

Sobre o evento

O Instituto de Cultura da PUCRS, em parceria com a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, promove uma série de eventos em homenagem ao escritor e crítico Silviano Santiago, culminando com lançamento e sessão de autógrafos dos livros Uma literatura nos trópicos e 35 ensaios de Silviano Santiago.

Os eventos têm entrada gratuita e estão sujeitos à lotação dos espaços.


PRIMEIRO ENCONTRO
📆 12 de novembro
🕖 às 14h
📍 Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)
➡ Três debates, reunindo intelectuais, professores, escritoras e escritores, oferecem releituras da obra de Silviano ou se inspiram em sua trajetória para pensar a literatura e a crítica. A programação terá a participação de Rita Terezinha Schimdt, Luiz Antonio de Assis Brasil, Natalia Polesso, Amílcar Bettega, Jeferson Tenório, Julia Dantas, Ronald Augusto, Lélia Almeida, Tobias Carvalho e Atena Beauvoir.

MESA 1 – 14H O entrelugar de Silviano Santiago
A professora Rita Terezinha Schmidt e o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, com a mediação do professor Ricardo Barberena, debatem o espaço ocupado hoje pela obra crítica e literária de Silviano Santiago.

MESA 2 – 15h Seres anfíbios
Natalia Polesso, Jeferson Tenório e Amílcar Bettega, assim como Silviano Santiago, são seres anfíbios: ora estão na academia, ora estão na literatura, ora num entre-lugar. Com a mediação da anfíbia escritora e doutoranda em Letras Julia Dantas, conversam sobre suas produções e sobre a experiência de criar e pensar nesses dois terrenos e entre eles.

MESA 3 – 16h Falar, escrever, significa: falar contra, escrever contra
Em seu já clássico ensaio O entrelugar do discurso latino-americano, publicado em diferentes países e línguas ao longo dos anos 1970, Silviano dizia: “Falar, escrever, significa: falar contra, escrever contra”. Na altura, seu olhar mirava o eurocentrismo e as potências latino-americanas. Porém, hoje, contra que centros se fala? Contra que centros se escreve? Tobias Carvalho, Lélia Almeida e Atena Beauvoir conversam sobre esse tema e suas produções com o poeta Ronald Augusto.


SEGUNDO ENCONTRO
📆 13 de novembro
🕖 às 19h30
📍 Teatro da PUCRS (prédio 40)
➡ Silviano Santiago é recebido pelo professor e crítico Italo Moriconi (organizador do livro 35 ensaios de Silviano Santiago) e pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani (editor da nova edição ampliada de Uma literatura nos trópicos). Na mesa intitulada Ora (direis!) puxar conversa, Moriconi e Carpegiani discutem com Silviano os títulos em lançamento e também sua trajetória na literatura, crítica e cultura. Após o bate-papo, Silviano autografa seus dois livros que estarão à venda no local.


● Sobre Silvano Santiago

Desde o início dos anos 1970, o professor, crítico e escritor Silviano Santiago vem construindo uma trajetória única na cultura brasileira. Seja produzindo uma crítica e um pensamento teórico que influenciam desde então a academia e a crítica, seja escrevendo obras literárias sempre experimentando com gêneros e formas, Silviano chega em 2019 como um dos principais nomes da cultura nacional

Organizadores

PUCRS Cultura

Similares

Sem eventos similares

Soiree

Ver todos os eventos da categoria soiree em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo