Jornada de Amor às Infâncias   Culturas infantis e Naturezas

Jornada de Amor às Infâncias Culturas infantis e Naturezas

sexta
08:00
O evento acontecerá daqui 12 meses em uma sexta. Ver minha agenda neste dia

Madre Tierra Poiesis .

Rua Nove Irmãos, 131 - Lami, 91787650 Porto Alegre

Sobre o evento

NOSSO PROPÓSITO:
Nosso trabalho é tecido no compromisso com a Formação de Educadores e Educadoras que se comprometem com uma Educação Transformadora, Transcriadora, Crítica, Inventora, Dialógica e que amem as infâncias todas e as dignifiquem, respeitando os seus direitos e os modos de existir e ser criança.
. . . . . . .
COMO ESTAMOS HOJE:
Hoje, estamos construindo a Madre Tierra, uma residência criadora, onde se deseja viver Experiências em Pedagogias Poiéticas. Nossa eco casinha que é uma bioconstrução de pau a pique, nosso pátio agroecológico e nosso "redondo", que é um yurt, são espaços físicos que estão sendo organizados para os estudos que estamos a desenvolver, enquanto Comunidade Verde Aprendente. Desejamos tecer um Grupo de Estudos que se reunirá todos os meses para aprofundar temas da vida da criança e constituir alternativas para uma Educação das Infâncias alegre, leve, profunda, encantadora, estética e consistente.
. . . . . . ..
NOSSAS REALIZAÇÕES:
Em outubro, realizamos a 1ª Jornada de Estudos Culturais Criança e Natureza com Gandhy Piorski (ALANA/SP), "O Brincar ancestral do universo", em modo de imersão de dois dias. Neste novembro, estaremos a fazer um mergulho de 1 dia, estudando "As Culturas das Infâncias", com o educador das infâncias, Prof. Dr. Gabriel Junqueira Filho (UFRGS) e "A Criança e os sistemas aninhados da natureza", com a Profª Drª Ana Felícia Guedes Trindade (POIESIS/Madre Tierra).
. . . . . . . .
NOSSA LINHAGEM:
Acreditamos em estudos aprofundados, com rigor epistemológico, orientados por pesquisas, bibliografias e autorias revolucionárias, por linhas contemporâneas e movimentadas pela liberdade, autonomia e afetos, com estudos sequenciais e contínuos, como espaço livre para as aprendências e ensinâncias, onde todos e todas possam compartilhar seus saberes de modo fraterno e coletivo, respeitando as diferenças e os modos de expressões.
. . .. . . . . .
AS JORNADAS COMO CAUSA E LUTA:
O Projeto "Jornadas de Amor às Infâncias" é um manifesto contínuo de luta e resistência criadora, em que expressamos nosso saber-fazer-viver com as crianças nos princípios da esperança e do respeito à dignidade e inteireza de cada uma.
. .. . . . . . .
A SUSTENTABILIDADE DE NOSSO PROJETO:
Nosso Projeto é economicamente sustentável e respeitoso com todos os trabalhadores e trabalhadoras, pesquisadores e pesquisadoras que são convidados e convidadas a nele trabalhar. Nosso Projeto não é um negócio. Orienta-se contrário a todos os modos de exploração humana. Todos e todas são remunerados, de modo justo, cujos pro labores, passagens, meios de locomoção, alimentação e hospedagem são custeados pelas pessoas que se inscrevem para estudar nas jornadas, constituindo, assim, uma mandala de cadeia produtiva humana respeitada e respeitosa. Não fazemos voluntariado. Não fazemos filantropia. Somos educadores e educadoras que amamos o que fazemos, escolhemos trabalhar com o que amamos fazer e desse trabalho digno, estético e de labor muito singular, nós colaboramos na sobrevivência de nossas famílias. Nossa militância é diária e contínua, ocupa todos os espaços onde habitamos e onde defendemos, pela palavra e pela presença crítica, colaborativa e inquieta, a nossa causa. Porém, é uma militância que reconhece o valor do trabalho e o esforço que é feito para nos mantermos a vida inteira no campo da paixão e do sonho que alimentamos, que é o de transformar a vida e nossos modos de existências. Assim, justificamos que nossos projetos sempre precisarão buscar recursos, seja das contribuições feitas por quem conosco deseja caminhar, seja por editais públicos ou outros modos de financiamento coletivo.

. . . . . . . . . . . . .
JORNADA DE NOVEMBRO:
Valor da Jornada de novembro: R$150.00
Inscrições: de 30/10 a 13/11
Solicite a Carta da Jornada pelo whats 51 985973028
Número de vagas: 30
Hospedagem Solidária em quarto coletivo: 06
Obs: a hospedagem solidária inclui o pouso, em acomodações muito simples e banho. Não inclui refeições, porém a cozinha pode ser usada. A taxa simbólica cobrada por dia de R$10.00 da hospedagem solidária ajudará a custear a tarifa de água e luz mensais da eco casinha. Dispomos de internet. Poderá haver carona solidária, se combinadas com tempo hábil e coincidir com os horários de transporte para a Madre Tierra.

. . . . . . . . . . . . . . .

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar