Todas as composições, arranjo e direção são do pianista João Maldonado. Beauty foi gravado ao vivo no Porta da Toca Estúdio e masterizado por Ciro Moreau. A novidade deste álbum, lançado pela Loop Discos, é a união de ritmos, como o rap, o regionalismo e dos povos indígenas. “Conheci o João tocando rock e se divertindo em cima do palco. Agora escuto ele flutuando no jazz e vejo que a diversão continua. São doze músicas totalmente diferentes, uma surpresa para quem ama música instrumental", diz Edu Santos, sócio e cofundador da agência de música Loop Reclame e diretor artístico da Loop Discos.
Maldonado convidou Negra Jaque para compor uma música sobre beleza e o artista plástico Bu'ú Kennedy, membro do Clã Üremirin Sararó – Fátria Patrilinear do povo Ye’pá mahsã da Amazônia –, para recitar uma poesia sobre o mesmo tema na língua tukana. "Sou de origem indígena e, neste disco, quis dar voz a um povo que é constantemente atacado e ameaçado de extinção. A música é um apelo e, ao mesmo tempo, uma homenagem àqueles que parecem tão insignificantes mas que estão na linha de frente brigando por todos nós", diz o pianista. Beauty conta ainda com a participação de Ernesto Fagundes na música que leva o nome do artista. "Com Ernesto" mostra a sintonia entre o ritmo regionalista e o jazz.
No dia 27 de setembro (sexta-feira) será lançado o primeiro de três EPs de Beauty em todas as plataformas digitais. Os outros acontecem nos dias 11 e 25 de outubro, e, finalmente, todo o disco em 1º de novembro.
A lição de Wynton Marsalis Há alguns anos, Maldonado participou de um Masterclass com Wynton Marsalis, no Rio de Janeiro, e ele disse o seguinte: "Você quer tocar jazz? Então comece tocando e dominando o blues nos 12 tons".
Com 37 anos de carreira, João Maldonado iniciou no jazz, passou pelo rock gaúcho com o TNT e foi o primeiro pianista de blues do RS, tocando com Solon Fishbone. No Chile, onde viveu por sete anos, foi considerado o melhor guitarrista de blues, até retornar ao Brasil, ao piano e ao jazz. "Jazz é liberdade, coletividade, democracia e improvisação. Muitos devem achar que é fácil, mas não é. Precisa de muito estudo e de referências para poder se encontrar. No meu caso, me reencontrar depois de quase quatro décadas e gravar meu primeiro disco. Neste álbum todas as músicas têm melodia, como se os instrumentos cantassem, porque eu ouvi a lição de Wynton Marsalis", destaca o músico.
Sobre a Loop Disco Loop Discos é o selo musical da Loop Reclame, uma agência de especializada em produção de áudio, conteúdo, desenvolvimento artístico, licenciamento e novos negócios. Seu casting tem mais de 50 artistas e cuida de todas as etapas de lançamento de uma música ou álbum - da burocracia ao planejamento artístico. Com sua house em Porto Alegre, também atende em São Paulo, Los Angeles e Lisboa e já produziu mais de 300 lançamentos (singles, EPS, discos e clipes).
Beauty nas plataformas digitais 👉 27 de setembro | Sexta-feira EP All night long 1. Beauty 2. Blues
👉 11 de outubro | Sexta-feira EP Jazzy 1. Watch out 2. ZAP 3. I think so
👉 25 de outubro | Sexta-feira EP Falling in love 1. For Her 2. Prelúdio do entardecer
👉 1º de novembro | Sexta-feira Álbum Beauty Show de lançamento do disco Quando: 1º de novembro | Sexta-feira | 19h Onde: Concha Acústica do Theatro São Pedro Ingressos: R$ 40,00 na bilheteria do teatro