IX Ciclo De Debates Jurídicos Sobre Diversidade

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro no auditório do Prédio 11 (DIREITO PUCRS) acontecerá o IX Ciclo de Debates Jurídicos Sobre DIVERSIDADES. O objetivo do Ciclo é fomentar o debate sobre temas atuais do Direito entre a rede de pesquisadores do GESEG - Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada da Segurança Pública (CNPq), coordenado pela Professora Clarice Beatriz da Costa Söhngen, a comunidade acadêmica da PUCRS e todos os interessados.

Programação:
04/11 - 17h30min - 19h30min
"Migrações forçadas e acesso à moradia: ausência de políticas de acolhimento em Porto Alegre"

Gustavo Oliveira de Lima Pereira – Doutor em Filosofia pela PUCRS. Mestre em Direito pela UNISINOS. Professor da Escola de Direito da PUCRS e em diversos Cursos de Pós-graduação. Coordenador do SADHIR. Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica da PUCRS.

Georgio Endrigo Carneiro da Rosa - Defensor Público Federal, Coordenador do GT-Rua Porto Alegre da DPU-RS, Graduado em Direito pela PUCRS. Atualmente estudante de graduação em Políticas Públicas na UFRGS.

Mediador: Augusto Jobim do Amaral - Doutor, Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História das Ideias e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal); Professor da Escola de Direito da PUCRS.

05/11 - 17h30min - 19h30min
“A inclusão das mulheres no mercado de trabalho: obstáculos e conquistas”

Bruna Almeida – Profissional de Marketing, Especialista em Gestão de Pessoas e Formação de Líderes, Especialista em Empreendimentos Solidários e Negócios de Impacto Social, Especialista em Inovação.

Christine Rondon - Advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio do Sinos- Unisinos, especialista em Direito Eleitoral pela Verbo Jurídico e especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializanda em Direito das Famílias pela Fundação Escola Superior do Ministério Público- FMP. Atua em Direito Eleitoral e Advocacia para Mulheres.

Mediadora: Ligia Mori Madeira - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).

06/11 - 17h30min - 19h30min
“Da despatologização ao acesso à saúde pela população trans: causas e efeitos”

Carolina Parisotto – Mulher trans advogada, pesquisadora e ativista pelos direitos humanos das pessoas trans. É pós-graduanda em Mediação e Constelações Familiares pela PUCRS, facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz pela AJURIS e advogada na Igualdade/RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul.

Sofia Favero - graduada em psicologia, mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade) e da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS).

Mediadora: Márcia Salete Arruda Faustini - Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialização em Informática na área da Saúde, especialização em Bioética, mestrado em Serviço Social e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da Escola de Humanidades, do curso de Serviço Social e integrante da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico - PROGRAD/PUCRS.

Coordenadora: Clarice Beatriz da Costa Söhngen
Comissão Coordenadora: Bruno Costa, Marcelli Cipriani, Danielle Bordignon, Marlene Spaniol, Maralice Xavier, Ivana Giovanaz, Anna Ortiz Borges, Marcus Peçanha, Matthaus Schmitt, Christine Rondon, Bárbara Sauzem e Giovana Fonseca.

Eventos similares

Pegue um convite