Aproveite a cidade de Porto Alegre

IV Colóquio Internacional de Bioética

IV Colóquio Internacional de Bioética
4th International Bioethics Colloquium
Porto Alegre, 25 a 27 de setembro de 2019

Programação completa e mais informações em:
https://www.editorafi.org/ivbioetica

Auditório Prédio 40 – PUCRS, Porto Alegre

Bioética, Neuroética e Emoções
Bioethics, Neuroethics, Emotions
In Honor of Professor Joaquim Clotet

Objetivo

O IV Colóquio Internacional de Bioética reunirá pesquisadores, professores e alunos de cursos de pós-graduação em filosofia, bioética, medicina, ciências jurídicas, neurociência, ciências sociais e humanas de todo o País, de 25 a 27 de setembro de 2019, para debater, em foro público, questões e problemas referentes à "Bioética, Neuroética e Emoções" em comemoração dos 70 anos da Declaração Internacional de Ética Médica (3rd General Assembly of the World Medical Association, London, October 1949) e para homenagear a obra de Bioética, Filosofia Moral e Ética Médica do Professor Dr. Joaquim Clotet, que introduziu os primeiros grupos de pesquisa e comitês de Bioética no Brasil, antes mesmo do surgimento da Bioética em nosso país, em meados da década de 1990, especialmente com a criação em 1995 da Sociedade Brasileira de Bioética, bem como de vários cursos de pós-graduação em território nacional, fomentando a expansão de redes de pesquisa interdisciplinar em diferentes áreas do conhecimento. Anteriormente à criação da Sociedade Brasileira de Bioética, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou o primeiro periódico na área.

O Primeiro Congresso Nacional de Bioética foi realizado no Instituto Oscar Freire, USP, em São Paulo, de 26 a 28 de junho de 1996, e o Segundo Congresso Nacional de Bioética, realizado em Brasília, na sede do Conselho Federal de Medicina, de 24 a 26 de março de 1998. Foi nesse contexto de pioneirismo que a PUCRS organizou o Terceiro Congresso Nacional de Bioética de 2 a 4 de Julho de 2000, abrindo um ciclo de colóquios internacionais de Bioética. A segunda edição do Colóquio Internacional de Bioética (5 a 9 de junho de 2006) sobre Bioética, Biotecnologia e Biopolítica e a terceira edição (23 a 27 de novembro de 2015) sobre Bioética, Neuroética e Direito foram apoiadas pela CAPES e pelo CNPq e resultaram na publicação de dois volumes (Fenomenologia Hoje III: Bioética, Biotecnologia, Biopolítica. Porto Alegre: Edipucrs, 2008, ISBN: 8574306940; Justiça, Direito e Ética Aplicada: VI Simpósio Internacional sobre a Justiça. Porto Alegre: Editora Fi, 2015; ISBN: 9788566923155).

Trata-se, sem dúvida, de um dos mais importantes eventos em Bioética e Neuroética no Brasil e na América Latina, e de um dos mais respeitados e consolidados eventos que promovem a interface entre Ética Médica, Bioética, Neurociência, Direito e Ética Aplicada no País, configurando o estado da arte das pesquisas acadêmicas em Neuroética, Neurociência Social, Neuropsicologia, Neuroeconomia, Neurodireito e Neurolinguística, justificando o uso inovador de neurotecnologias e neuroimagem na Bioética, no Direito e nas Ciências Sociais. O evento oferece e desenvolve novas reflexões sobre Direito, Medicina e Ética, em suas mais variadas reformulações de problemas clássicos da Bioética e da Ética Aplicada, tais como as pesquisas com novas tecnologias, edição genômica, saúde pública, reprodução assistida, autonomia e direitos do paciente, ética do cuidado, emoções e sentimentos sociais, políticas públicas, eqüidade e igualdade, revisitando modelos de principialismo, bioética clínica, ética em pesquisa e codificações ético-médicas. O evento promove a internacionalização, consolidando as parcerias de mais de 15 anos de cooperação internacional entre a University of Miami e a PUCRS, além de fomentar a interdisciplinaridade, a inovação tecnológica, a integração entre pesquisa, ensino e extensão em níveis de graduação e pós-graduação, assim como o impacto social, econômico e regional das instituições gaúchas e da região Sul envolvidas no evento.

O evento contribuirá, decerto, para a formação de pesquisadores em Bioética e Neuroética, especialmente professores e pós-graduandos do Direito, Medicina, Filosofia, Ciências Sociais, Teologia, Humanidades e áreas, sendo o evento gratuito e aberto ao público em geral e acadêmicos da UFRGS, PUCRS, Unisinos, UFSM e universidades da Grande Porto Alegre. Além de pesquisadores e profissionais da Bioética, da Ética Aplicada, do Direito, da Medicina, das Ciências Sociais, das Humanidades e da Filosofia, o evento destina-se ao público em geral e acadêmicos da Região Sul e de todo o País. Ademais, o evento consolidará uma importante parceria de cooperação internacional com a Universidade de Miami (Florida, EUA), que já participara como colaboradora em projeto de pesquisa interdisciplinar em Neurofilosofia, apoiado pelo CNPq ("Mídias Sociais e Tomadas de Decisão: Razão e Emoção nas Relações Sociais", Proc. No. 405998/2012-0), junto ao Instituto do Cérebro (InsCer).

Comissão Organizadora:
Caroline Marim (PPG Filosofia, PUCRS)
Draiton de Souza (Decano da Escola de Humanidades; Bioética / PPG Filosofia / Direito, PUCRS)
Denise Cantarelli Machado (PPG Ciências Biomédicas; Escritório de Integridade em Pesquisa, PUCRS)
Marcelo Bonhemberger (Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; PPG Filosofia, PUCRS)
Nythamar de Oliveira (PPG Filosofia, PUCRS-CNPq), Coordenador
Ricardo Timm de Souza (PPG Filosofia; Escritório de Integridade em Pesquisa, PUCRS)

Comissão Científica:
Ana Carolina Fonseca (Direito / Bioética, UFCSPA)
Danilo Marcondes (PPG Filosofia, PUC-Rio)
Darlei Dall'Agnol (PPG Filosofia, UFSC)
Delio José Kipper (PPG Medicina; Coordenador do Comitê de Bioética Clínica, Hospital S. Lucas, PUCRS)
J.R. Goldim (Bioética, Hospital de Clínicas, UFRGS)
José Roque Junges (Coordenador do PPG em Saúde Coletiva, Bioética, Unisinos)

Eventos similares

Pegue um convite