Invasão Colonial "Yvy Opata" a terra vai acabar

A exposição individual reúne fragmentos de diversas imersões do artista Xadalu em aldeias Guaranis. As obras registram o estado atual em que as aldeias se encontram, os conflitos originados pelas retomadas de suas terras, e as constantes ameaças de grupos armados que intimidam as comunidades tradicionais.

A medida que a cidade cresce geograficamente, a aldeia diminui e automaticamente os sonhos sofrem interferências na transição para outro mundo. “Sendo o único lugar seguro, as cidades celestiais são o local de onde viemos e para onde vamos depois de nossa passagem aqui na terra. Mas a Tekoa continua protegida de alguma maneira por nhanderu, o motivo de nossa resistência há mais de 500 anos. O trovão de tupã lá fora mostra sua força de anunciar o tempo passado que o raio cruzou e já não existe mais, e o sol mostra seus raios e nos permite caminhar sobre eles”, conta o artista, que também é responsável pela curadoria da exposição.


Participação especial do cacique geral Mburuvixá Tenondé Cirilo.


Abertura: 21/01/2020
Encerramento: 08/03/2020

Visitação de terças a sextas, das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

MAC RS - 6˚ andar Casa de Cultura Mário Quintana: R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico


O 6˚ Festival Kino Beat – Arte em Movimento tem patrocínio da Oi, apoio cultural da Oi Futuro e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura - PróCultura RS - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Cerveja oficial Stella Artois.

Eventos similares

7 out 09:00 · Daqui 6 meses
Pegue um convite