Este evento já ocorreu quarta, 22 de janeiro de 2020, 10:00.
Invasão Colonial "Yvy Opata" a terra vai acabar
O evento ocorreu quarta, 22 de janeiro de 2020, 10:00

Invasão Colonial "Yvy Opata" a terra vai acabar

Macrs

Rua dos Andradas, 736 andar 6, Porto Alegre

Sobre o evento

A exposição individual reúne fragmentos de diversas imersões do artista Xadalu em aldeias Guaranis. As obras registram o estado atual em que as aldeias se encontram, os conflitos originados pelas retomadas de suas terras, e as constantes ameaças de grupos armados que intimidam as comunidades tradicionais.

A medida que a cidade cresce geograficamente, a aldeia diminui e automaticamente os sonhos sofrem interferências na transição para outro mundo. “Sendo o único lugar seguro, as cidades celestiais são o local de onde viemos e para onde vamos depois de nossa passagem aqui na terra. Mas a Tekoa continua protegida de alguma maneira por nhanderu, o motivo de nossa resistência há mais de 500 anos. O trovão de tupã lá fora mostra sua força de anunciar o tempo passado que o raio cruzou e já não existe mais, e o sol mostra seus raios e nos permite caminhar sobre eles”, conta o artista, que também é responsável pela curadoria da exposição.


Participação especial do cacique geral Mburuvixá Tenondé Cirilo.


Abertura: 21/01/2020
Encerramento: 08/03/2020

Visitação de terças a sextas, das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

MAC RS - 6˚ andar Casa de Cultura Mário Quintana: R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico


O 6˚ Festival Kino Beat – Arte em Movimento tem patrocínio da Oi, apoio cultural da Oi Futuro e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura - PróCultura RS - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Cerveja oficial Stella Artois.

Organizadores

Kino Beat
MACRS

Similares

Sem eventos similares

Theatrical Show

Ver todos os eventos da categoria theatrical_show em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo