InCoMuN Ensemble - Mosaico ...
InCoMuN Ensemble - Mosaico de Sons 2.0

InCoMuN Ensemble - Mosaico de Sons 2.0

quarta
19:00
O evento acontecerá daqui 10 meses em uma quarta. Ver minha agenda neste dia

Auditório Luís Cosme

Casa de Cultura Mario Quintana, 90010-080 Porto Alegre

Sobre o evento

Na quarta-feira, 18 de dezembro, às 19 horas, o InCoMuN Ensemble apresenta o concerto Mosaico de Sons versão 2.0, na Sala Luís Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana.
Para quem não assistiu o concerto versão 1.0, terá agora a oportunidade de assistir as criações de2019 do grupo e, para os que já assistiram, a oportunidade de as ouvir em novas versões, já que a cada apresentação, devido ao caráter improvisatório, se tornam novas composições. Além disso será possível assistir a estreia da obra “Adhara”, de Ivana Munari, escrita especialmente para o grupo, e “O Gigante do Pé de Feijão”, de Paulo Rios Filho, peça com instrumentação aberta e presença de elementos improvisados, inspirada na conhecida história infantil.
O grupo busca no concerto, a imersão no ambiente através do aproveitamento do espaço e da interação e movimentação entre membros do grupo, a exploração da criatividade através da transformação de ideias e interação do pré-existente com o novo, e a conectividade na livre improvisação e na participação do público. São revisitadas com um novo olhar as ideias de obras como 4'33", de John Cage, na peça “4'33" Soundpainting”, e Gesti, de Luciano Berio, na obra “Multigesti” (concepção musical de Felipe Adami; cocriação do InCoMuN Ensemble). O espaço ambiente é trabalhado em “Abertura Espacial” e “Estereofonias”, em que os sons viajam pela sala, incluindo a condução simultânea por dois regentes, e ambiente sócio-político, representado sonoramente, também tem seu lugar, na performance de "Brasil Amanhã" e "Brasil Ano que Vem" – a última, com concepção musical de Ricardo Winkelmann, foi criada para ser tocada anualmente, transformada pelo entorno e a previsão de desfecho do que está por vir... O Soundpainting, uma linguagem de sinais para a composição em tempo real, tem destaque neste concerto, e o público será chamado a interagir, usando a voz, percussão corporal ou mesmo instrumentos que tenham trazido consigo, na performance de “Todos Llivres”, para finalizar a apresentação.
O InCoMuN Ensemble, da sigla para Intérpretes e Compositores de Música Nova, grupo de extensão da UFRGS, foi criado em 2013, com coordenação do Prof. Felipe Adami. Tem como proposta unir a performance de música escrita e de música improvisada e buscar novas sonoridades através da pesquisa sonora e da fusão de estilos, em uma visão aberta e ao mesmo tempo crítica e reflexiva. Integram o grupo alunos, ex-alunos e funcionários da UFRGS.
O concerto tem entrada franca.


Integrantes do InCoMuN Ensemble:
Ivana Munari (voz e escaleta)
Caroline Marini (oboé e corne inglês)
Darchan Stamado (viola)
João Gabriel Przyczynski (teclados)
Poliana de Lima (teclados)
Marcelo Ratzkowski (teclados)
Eduardo Francisco (baixo)
Felipe Vianna da Silva (bateria e percussão)
Felipe Adami (condução de soundpainting)
Cláudio Ribeiro (voz, teclado e regência)

Coordenação: Prof. Felipe Kirst Adami

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar