I Workshop de Cinema: Luz, Câmera, Ação!
Atualizado em: 28 de setembro de 2019, 04:24

I Workshop de Cinema: Luz, Câmera, Ação!

Edu Poerner criou a Didática Cinematográfica de ensino “Luz, Câmera, Ação!!!”.
A nomenclatura do workshop faz uma referência direta ao cinema, muito embora jamais o Diretor Cinematográfico usa a palavra LUZ, pois num set de filmagem, é necessário que a luz esteja pronta muito antes de ligar a câmera. Algo explicado logo após a apresentação do professor.
Tempo de duração: 4 horas
Um dos conceitos de arte é conjunto de processos relativos à criação e preparação de trabalhos de arte destinados à reprodução (desenho de figuras, letras e ornatos, diagramação, montagem, arte-final etc.). Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial.
O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Antes do surgimento do Cinema, que ocorreu na passagem do século XIX para o século XX, isso era feito prioritariamente através das outras Seis Artes (Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e Teatro). Mas, apesar de seu recente tempo de vida, o Cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.

Assim, através do Workshop de Cinema “Luz, Câmera, Ação!!!”. dedicado a iniciantes e apreciadores, visando à formação sociocultural e política no âmbito Escolar ou em Centros Culturais.

2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL - (Escola) inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual.
_ (Público Geral e Escola) possibilitar as ferramentas necessárias para o entendimento didático e prático de como fazer um filme.
- Possibilitar o debate Inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários; - Estimular que os alunos (Público Geral e Acadêmico) criem o hábito de frequentar o Cinema, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;

3- METODOLOGIA
_ Demonstração através de slides e vídeos, apresentação da Equipe de Filmagem e função de cada uma.
_ Etapas do Roteiro
_Formato de Cena
_Estrutura Clássica
1- Apresentação da Situação
2- Evento Transformador
3- Desenvolvimento
4- Clímax
5- Resolução

_ Vídeo com demonstrações de cenas e ângulos de câmeras para um aprendizado mais dinâmico.
_ Preparação para o Exercício:
_Leitura do Roteiro (Entregue pelo Professor)
_Escolha do Elenco
_Decupagem
_Filmagem

4. JUSTIFICATIVA
4.1 – (ESCOLA) O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos. O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia Escolar. Assim, cabe as equipes pedagógica e administrativa da Escola buscar alternativas, o que pode ser feito através de uma proposta como essa, pois o “Cinema” serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação de nossas crianças e adolescentes. Por isso mesmo, esse Workshop de Cinema “Luz, Câmera, Ação!!!”.
mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola.
4.2 _ (Público Geral e Escola) formar novos cineastas, fomentar os alunos do audiovisual a realizarem seus filmes.
5. ORÇAMENTO O custo desse workshop “Luz, Câmera, Ação!!!”. O valor está estimado em cerca de R$ 110,00 (cento e dez reais) por aluno, sendo que o mínimo será de 10 pessoas para a realização do mesmo.
. Está incluído equipamento de filmagem, material e diploma.