Aproveite a cidade de Porto Alegre

I Seminário Corpos Diversos, Múltiplos Marcadores

O Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e de Raça CRDH/NUPSEX/UFRGS, desde 2011, organiza atividades que, visam suscitar o debate sobre as políticas públicas articuladas com marcadores sociais de diferença, tais como gênero, sexualidade, raça e classe.

Neste ano, para consolidar um debate cada vez mais atual nos meios acadêmicos e sociais se propõe a debater a diversidade corporal das experiências de vida, abordando em especial questões relativas às estéticas corporais, as capacidades e deficiências físicas, assim como as diferenças no campo sexual. Reunindo pesquisadores de diversas áreas, além de outros campos de saber como o ativismo social para debater temas urgentes como gordofobia, pressão estética, capacitismo, LGBTfobias e racismo.

O evento busca se firmar como um fórum de discussões acerca de pesquisas, abordagens teóricas/epistemológicas/metodológicas, contextos de atuação e intervenções nos campos acima, em diálogo com as questões sócio-políticas mais atuais na busca constante de formação continuada para os diversos profissionais envolvidos, em especial os da psicologia. A proposta aponta para uma relação pesquisa/formação marcada pela prática interdisciplinar e pelo posicionamento político em defesa dos direitos humanos em geral e dos direitos sexuais e reprodutivos em particular.

O CRDH adota a perspectiva teórico-metodológica da interseccionalidade, pois entende que a efetivação dos direitos humanos depende das condições materiais e simbólicas de cada sociedade e que as diversas formas de desigualdade e preconceito estão relacionadas à articulação de diferentes marcadores sociais. O movimento feminista de mulheres negras enfatizou a importância do conceito de raça na produção de subjetividades, entendido como marcador social que atua fortemente nas relações de poder. As mais recentes formas de adoecimento contemporâneas mostram como as noções de saúde e doença não podem ser distanciadas de um debate sobre o corpo e a experiência.
Local: Sala 408 - Instituto de Psicologia - UFRGS - Porto Alegre/ RS
NÃO É NECESSÁRIO SE INSCREVER!

Eventos similares

Pegue um convite