I Jornada Dos Egressos Do PPG Psicanálise Clínica e Cultura
Atualizado em: 23 de outubro de 2019, 04:17

I Jornada Dos Egressos Do PPG Psicanálise Clínica e Cultura

I Jornada dos Egressos do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura - Psicanálise, Política e Normatividades

Ao passarmos pelo percurso do mestrado, fizemos laços, produzimos pesquisas, nos encontramos com temas diversos, estudos, leituras, discussões, e percebemos, ao final, que nossa trajetória de pesquisa não se encerra com a defesa de uma dissertação, ela é um trabalho contínuo a cada leitura, a cada encontro e a cada escuta. É com isso em mente, que nós, da comissão da Primeira Jornada de Egressos do Programa de Psicanálise: Clínica e Cultura, estamos construindo esse evento que buscará oferecer espaço para que sigamos repensando, produzindo e desconstruindo diversos temas em interlocução com as psicanálises. Em nossa primeira jornada, gostaríamos de problematizar diálogos entre psicanálise, política e normatividades, campo cada vez mais necessário de reflexões em nossos tempos sombrios.


Convidados:

Profa. Zeynep Gambetti (Bogazici University)

É professora de Teoria Política na Universidade bogaziçi, em Istambul. O seu trabalho como cientista política se concentra na teoria política contemporânea, na ética, nos movimentos sociais e no espaço público. Ela escreveu extensivamente sobre Hannah Arendt; seu trabalho inclui pesquisas sobre questões de subjetividade, violência no sistema neoliberal e da descolonização de espaços urbanos. O espaço como vetor de relacionalidade desempenha um papel importante em seu trabalho sobre a transformação do conflito com o movimento curdo. Ela é co-editora do livro Rhetorics of Insecurity: Belonging and Violence in the neoliberal era; The Kurdish issue in Turkey: A spatial perspective e Vulnerability in resistente: política, feminism, therory. Seu mais recente trabalho está traduzido para o português por Christine Amoretti, Cláudia Perrone e Simone Ávila e tem como título: Agir em tempos sombrios, pela editora criação humana.


Profa. Simone Perelson (UFRJ)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psychopathologie Fondamentale et Psychanalyse - Université Paris Diderot (1999). Atualmente é professora adjunta na Escola de Comunicação e no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Integra a Comissão Executiva da Revista Ágora Estudos em Teoria Psicanalítica - PPGTP-UFRJ. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicanálise e interlocuções com antropologia e filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, reprodução, filiação, contemporaneidade, biotecnologia, ética, bioética.

Prof. José Geraldo Soares Damico (UFRGS)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Doutorado em cotutela entre UFRGS/PPGEDU e Université Paris 8. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Professor do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva (UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, clínica e cultura (UFRGS) .Tem experiência na área de Saúde Coletiva, avaliação de políticas, lazer e violência, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde mental coletiva, psicanálise, medicalização, corpo, gênero, racismo, lazer e juventude. É membro do Observatório Internacional das Cidades Periféricas (Université Paris 8). Coordenador da Residência em Saúde Mental Coletiva (IP - UFRGS). Coordenador Adjunto da Rede Multicêntrica (IP-UFRGS).

Prof. Vitor Hugo Triska

Psicanalista, Mestre e Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Pós-doutorado no PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Professor colaborador em cursos de Especialização (Unijuí, Feevale). Pesquisador interessado em teoria, técnica e epistemologia da Psicanálise e suas relações com a Psicopatologia e as ficções contemporâneas.

Evento gratuito, aberto ao público. Não é necessário inscrição prévia. Vagas limitadas conforme a capacidade do local.

Local:
Auditório da Faculdade da Farmácia UFRGS
Av. Ipiranga, 2752 - Azenha, Porto Alegre - RS, 90610-000