Grupo Psicanálise e política: democracia, populismo e autoridade

Grupo Psicanálise e política: democracia, populismo e autoridade

sexta
18:00
O evento acontecerá daqui 8 meses em uma sexta. Ver minha agenda neste dia

Associação Psicanalítica De Porto Ale...

Rua Faria Santos, 258, 90670-150 Porto Alegre

Sobre o evento

Grupo Temático "Psicanálise e política: democracia, populismo e autoritarismo."

Dia 03/03, sexta-feira
Horário: 18h
Coordenação: Alexei Indursky

“[...] em vez de contrapor ‘vagueza’ e ’inconsistência’ a uma lógica política madura, governada por um alto grau de determinação institucional [...], deveríamos começar a colocar para nós mesmos [...] diferentes perguntas: a ’vagueza’ dos discursos políticos populistas não é consequência da própria realidade social que, em algumas situações é vaga e indeterminada?”

É com essa frase que Ernesto Laclau começa sua leitura sobre a razão populista. Para Laclau, assim como para Chantal Mouffe, pensar o populismo é pensar o político, por excelência. Tarefa que eles realizarão a partir de uma releitura da Psicologia das Massas de Sigmund Freud. Se essa provocação de Laclau pode nos interessar aqui, é porque ela coloca no protagonismo do fenômeno político democrático não o debate sobre o sistema político-jurídico que torna possível que democracias se tornem sistemas totalitários. Mas que, todo e qualquer debate sobre política deve ser pensado a partir do processo em que um líder pode alçar-se à posição de um significante vazio que abriga a heterogeneidade das reivindicações populares que compõem nosso laço social, em suas contradições, inconsistências e efeitos perversos.

O presente Grupo de Estudo irá se debruçar sobre a obra desses cientistas políticos enfocando, sobretudo, os usos que estes realizam do pensamento psicanalítico.


***Participação mediante inscrição na secretaria da APPOA***


_______________________________________________
Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA
Rua: Faria Santos, 258 - Petrópolis – Porto Alegre – RS
Fones: (51) 3333.2140 ou (51) 3333.7922
appoa@appoa.org.br – www.appoa.org.br

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar