Grupo de estudos - Realismos Tentaculares

[INÍCIO SUSPENDIDO] ATIVIDADE DE EXTENSÃO
GRUPO DE ESTUDOS

O modelo colonial de produção da realidade repousa sobre a separabilidade entre a dicotomia ficcional Humano versus Natureza, que de certo modo, se ramifica em linhas reducionistas para compreender e habitar os mundos. Essa operação reforça também a posição “estanque” de poder dos humanos sobre outros corpos não-humanos. Sendo assim, a constituição do que comumente se chama de realidade precisa ser tensionada a fim de ter seus códigos abertos, e proporcionar a criação de outros modos de percepção e ação. Acreditamos na necessidade dessa articulação.

Tal condição, por não compor conexões e aberturas com a complexidade das existências e seus estranhos acoplamentos, produz como um de seus efeitos a reprodução e perpetuação de lógicas que cancelam as possibilidades de futuros outros. Sendo assim, a luta pelo futuro enquanto um terreno de conflito político emerge como uma posição de ressignificação e invenção de novos mundos possíveis.

Em vista disso, as leituras do grupo nesse primeiro semestre passarão pelo combo dos Manifestos escritos por Donna Haraway, pelos manifestos Aceleracionista e Xenofeminista, assim como pelo texto sobre a Diferença sem Separabilidade de Denise Ferreira da Silva. Nossa intenção é usar da radicalidade em imaginar futuros outros, convocadas pelos textos explicitamente, para criar uma zona de discussão impura, em movimento e especulativa.

*ATIVIDADE COM CERTIFICAÇÃO*

Se inscreva aqui: https://forms.gle/1fXbvirGg6n5tY6L6

Para acessar os textos: https://realismostentaculares.art.blog/pdf-dos-textos/

Início: 19 DE MARÇO

19H 30

BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRGS

RAMIRO BARCELOS. 2600

Eventos similares

19 mai · terça 19:00 · Daqui 2 meses
sexta · 10 abr 14:00 · Daqui 12 dias
22 abr · quarta 19:00 · Daqui 25 dias
Pegue um convite