Gpep-L 21: Sem natureza, sem cultura: o caso Hegen.

Gpep-L 21: Sem natureza, sem cultura: o caso Hegen.

sábado
18:00
O evento acontecerá daqui 6 meses em uma sábado. Ver minha agenda neste dia

Apph Associação De Pesquisas E Prát...

R. Vigário José Inácio, 481 Sala 31, 90020-110 Porto Alegre

Sobre o evento

Leremos no Gpep-L integralmente “O Efeito Etnográfico”, de Marilyn Strathern, uma coletânea dos 15 artigos mais influentes da antropóloga social britânica.

Nesse encontro, discutiremos a introdução e o primeiro capítulo da obra, “Sem natureza, sem cultura: o caso Hagen”. Divulgaremos o link para participar do encontro em nosso site (apph.com.br) no dia do encontro.

O que queremos dizer com natureza e cultura?

“Talvez haja uma tendência a ignorar esse problema porque as próprias ciências sociais comumente empregam certos componentes da matriz natureza-cultura, inclusive os que tratam dos sistemas ecológicos e seus ambientes, a sociedade e o ‘indivíduo’, e toda a visão de cultura como produção descrita por Sahilins (1976). Burridge (1973) aponta para a tradição característica do pensamento europeu, que há muito lida com a oposição entre as coisas como elas são e as coisas como elas podem ser: a separação entre sujeito e objeto e a construção de formas ideais ou alternativas de sociedade fazem parte de uma dialética entre participação e objetividade. A combinação das capacidades de participar da ‘alteridade’ como objeto (de estudo) criou a antropologia. Esse processo depende de uma convicção central de que o homem ‘produz’ cultura e, na medida em que isso é verdadeiro, é externo a sua própria ‘natureza’”.

Os encontros do GPEP são abertos e sem pré-requisitos. Para colaborar com o grupo e com a APPH em tempos de Covid-19, participe da nossa campanha de financiamento colaborativo contínuo! apoia.se/apph

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar