Criado originalmente como um festival de música negra em 2018, o Festival Porongos atravessa seu segundo ano revendo rumos. Estando cada dia mais próximo das questões sociais, da unificação de lutas e emancipação do povo negro. O Festival este ano se adapta e reúne novos fazeres artísticos, trazendo para construção deste projeto, coletivos e pessoas negras atuantes nas áreas artísticas da cidade de Porto Alegre. Em 2019, serão abordadas as setes artes PRETAS. A partir de apresentações, oficinas e conversas no âmbito da arquitetura, artes visuais, cinema, fotografia, teatro, literatura e obviamente, a música, esta que foi a principal ferramenta propulsora para criação do Festival.
Trazendo em seu nome um importante fato histórico do Brasil, o evento novamente acontecerá no mês de setembro. Mês este, que está inserida a data comemorativa mais relevante para o estado do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha. Período este de comemoração regional em torno da Guerra Civil Farroupilha. Em contraponto, o Festival Porongos traz esta atividade voltada para a cultura negra e referenciando os Lanceiros Negros, bravos guerreiros que lutaram nesta guerra, em Cerro dos Porongos.
O Festival tem como objetivo disponibilizar ao público acesso aos diferentes estilos e ritmos musicais, oriundos da cultura negra. Dar visibilidade a artistas locais, também fomentando outras formas de artes, com o intuito de conectar as ações artísticas independentes e contemporâneas. Busca também estimular o mercado cultural independente. Divulgar e promover rotas de circulação, agindo diretamente no desenvolvimento da cena local e possibilitando ações continuadas, trocas de experiências e conhecimentos, contribuindo com o intercâmbio entre artistas e sociedade em geral. Também tem o objetivo de difundir e dar acesso às produções relativas a esse universo, formando público e escoando os produtos culturais.
A descentralização da cultura é primordial para a democratização e acesso para a promoção da participação social. Espera-se que a popularização de festivais chegue a uma grande camada da sociedade que não se sente pertencentes a estes eventos. Desta forma, o Festival Porongos irá cumprir a função social de levar novas formas de cultura para a população negra. Contribuindo para a horizontalização das artes e fomento à cultura, democratizando o acesso ao público. O evento ocorrerá no dia 20 de setembro, em um dos principais espaços de diversidade e cultura da capital, a Casa de Cultura Mario Quintana.
✧✧✧✧ Logo menos será divulgado o cronograma de atividades! No nosso catarse já tem algumas atividades como recompensas. Ajude o Festival a ser construído! www.catarse.me/festivalporongos