Festa do dia dos Mortos da CB
Atualizado em: 31 de outubro de 2019, 06:18

Festa do dia dos Mortos da CB

FESTA DO DIA DOS MORTOS DA CB

ano 4

QUANDO? 01 de novembro
QUE HORAS? Dás 21:00 às 2:00hs
ONDE?Cidade Baixa - Poa (local será divulgado no dia 01 a´s 18 horas)

A proposta do evento é colocar o povo pra bailar, desmistificando a morte e saudar a vida!
♥ PARA BAILAR:
Preparem as os esqueletos para bailar ao som dos Muy Vaguitos Sound System mandando muchas cumbias pro pessoal ficar muy faceiro.

♥ PARA SE EMBORRACHAR
Teremos cervejas artesanais e cachaçinhas!

♥PARA SABOREAR
Para recarregar as energias de quem bailar:
-Comidinhas veganas pra lá de gostosas entre outras delicias...

Histórico

No México, o Dia dos Mortos era comemorado pelos astecas, Maias, Purépechas, Náuatles e Totonacas. Todos eles praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

Coloque sua maskara (capucha) sua fantasia, e venha se divertir e bailar , com seus hermanos e hermanas ♥