Exposição “Sul (S)em Cores”

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) convida o público para a 4ª exposição entre os selecionados do 4º Concurso de Fotografias AAMARGS/Bistrô do MARGS. Trata-se da mostra fotográfica “Sul (S)em Cores”, de Mônica Meine, que tem visitação aberta no dia 5 de setembro, a partir das 10h, no Bistrô do MARGS. A mostra pode ser visitada diariamente, até 31 de outubro, com entrada gratuita.

Mônica Meine conta que a fotografia de viagens, para ela, sempre foi uma grande paixão. “Tenho aplicado a técnica de longa exposição em vários lugares que fui conhecendo. Com o tempo, percebi que a fotografia resultante dessa técnica é algo diferenciado, pois, independentemente das condições climáticas ou configurações utilizadas, o resultado sempre nos surpreende“, explica.

A fotógrafa argumenta que objetivo do projeto “Sul (S)em Cores” é mostrar que alguns locais, às vezes já conhecidos pelos turistas ou moradores locais, podem ser retratados com um novo olhar, utilizando a técnica de longa exposição como forma de imprimir suavidades, drama ou mistério às paisagens.
Para fazer este ensaio, Mônica utilizou as câmeras Canon T5, lente sigma 17-50 e Nikon D750, lente 24-120, com filtros de Densidade Neutra e polarizadores , com o uso da técnica de longa exposição.
____
Sobre a fotógrafa, por ela mesma

“Iniciei na fotografia como hobby. Desde criança, gostava muito, e esta paixão foi crescendo com o passar do tempo. O gosto pela fotografia de paisagem me levou a me especializar mais e mais, e com o tempo percebi que poderia fazer deste hobby, um trabalho.
Trabalhei por mais de 20 anos no setor coureiro, mas, de alguns anos para cá, fui me dedicando cada vez mais à minha paixão pela fotografia, e hoje trabalho exclusivamente com isto. Pequenos passeios ou viagens maiores sempre servem de pretexto para treinar alguma técnica nova, aperfeiçoar técnicas conhecidas ou simplesmente registrar os momentos vividos em lugares que não conhecíamos. Hoje me sinto muito feliz e realizada por poder mostrar um pouco do meu trabalho às pessoas, e tenho a expectativa de gerar curiosidade com minhas fotografias.”

____
Sobre o concurso fotográfico

A AAMARGS realiza dois concursos fotográficos. O primeiro, que tem lugar no Bistrô do MARGS, foi criado em 2015 e está em sua 4ª edição. O concurso consiste na escolha de seis projetos, selecionados por um júri convidado, que ganham exposição no Bistrô ao longo do ano. Nesta edição, os jurados foram os fotógrafos Flávio Wildd e Rogério Soares. Os selecionados foram Andréa Seligman, Marcia da Silva, Marco Escada, Marlene Reinaldo, Mônica Meine e Wilson Mallmann.

Em 2019, a AAMARGS criou um segundo concurso fotográfico, este voltado para o Café do MARGS, também com a seleção de seis projetos. Em sua estreia, o 1º Concurso de Fotografias AAMARGS/Café do MARGS selecionou Eliana da Silva, Fabiano Benedetti, Giordano Toldo, Jorge Rico, Maria Elisa Facciolii e Vinicius Luz Correa. Neste concurso, o júri foi composto pelos fotógrafos Vera Carolotto e Alexandro Auller.

_____
SERVIÇO
Exposição “Sul (S)em Cores”
4º Concurso de Fotografias AAMARGS/ Bistrô do MARGS
Fotógrafa: Mônica Meine
Visitação: De 5 de setembro a 31 de outubro de 2019
Local: Bistrô do MARGS, de segunda a domingo e feriados, das 11 às 19h.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s./n.)

Eventos similares

Pegue um convite