Exposição   Ruas de Pôrto Alegre

Exposição Ruas de Pôrto Alegre

terça
19:00
O evento acontecerá daqui 12 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Instituto Artes Visuais Rs

Rua dos Andradas, 736 - Centro - Casa de Cultura Mario Quintana, 90020-004...

Sobre o evento

Exposição e Lançamento de Livro 100 Ruas de Pôrto Alegre, de Diego Passos, traça cartografia histórica e sensível da Capital à Casa de Cultura Mario Quintana

No dia 05 de novembro de 2019, às 19h, o Instituto Estadual de Artes Visuais - IEAVi e o Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS inauguram, no Espaço Maurício Rosenblatt, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição 100 Ruas de Pôrto Alegre, de Diego Passos. Nessa mesma ocasião, será lançado o livro homônimo à exposição.

As ruas de Porto Alegre homenageiam grandes escritores, capitais de Estados Brasileiros, políticos, médicos e residentes ilustres e desconhecidos. As antigas placas esmaltadas azuis ainda existentes informam o passante sobre sua toponímia e da escolha daquele nome de logradouro. Em seu trabalho 100 Ruas de Pôrto Alegre, o artista visual Diego Passos usa essas relíquias públicas para fazer uma cartografia crítica e histórica da Capital trazendo reflexões relevantes a respeito da cidade e seus habitantes.

O artista percorreu a zona norte à zona sul e fez um resgate dessas placas do início do século passado que ainda restam em sua função. O resultado da pesquisa artística pode ser visto em frotagens - técnica de impressão por fricção. 100 Ruas de Pôrto Alegre é um recorte que expõe marcos/as da/na cidade, um processo de sensibilização que reconhece e questiona a partir de sua própria contextualização.

A primeira exposição individual e livro de Passos é resultado da Bolsa de Imersão Artística da Gráfica da UFRGS e evidencia a eleição ou imposição de certos nomes próprios, lugares e acontecimentos classificados como importantes ou convenientes pela historiografia oficial da época. O trabalho também destaca pérolas históricas que nos escapam no dia a dia: da polêmica em torno da nomenclatura correta para as águas do Guaíba, descrita em uma das placas como “Antiga lagoa de Viamão. Rio estuário que banha Porto Alegre” ao trocadilho - não intencional - ao homenagear Otto Niemeier como defensor do “progresso da Tristeza”.

100 Ruas de Pôrto Alegre é atividade paralela à 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
_________________________________________
Serviço
Exposição e lançamento do livro 100 Ruas de Pôrto Alegre, de Diego Passos
Data: 05 de novembro de 2019, às 19h
Local: IEAVi - Espaço Maurício Rosenblatt, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, 3° andar - Centro Histórico, Porto Alegre

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar