Exposição e Oficina O Universo dos Livros Cartoneros

EXPOSIÇÃO e OFICINA: "O UNIVERSO DOS LIVROS CARTONEROS"

Curadoria: Vento Norte Cartonero
Assistente de Produção: Prof. Anderson Trindade Chaves

No dia 05 de novembro de 2019, o Instituto Estadual de Artes Visuais - IEAVi e o Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS inauguram a exposição "O Universo dos Livros Cartoneros", com curadoria de Vento Norte Cartonero, no Hall da Fotogaleria Virgilio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. No dia 16 de novembro, das 15h às 17h acontecerá a oficina de Livros Cartoneros, na sala do CDE, 5º andar da CCMQ.

O projeto Vento Norte Cartonero foi criado em 2013 pela Maria Papelão Editora, em Santa Maria/RS, como um espaço alternativo e independente para publicar livros com capas artesanais, fosse de autores já editados ou inéditos, na mesma linha de outras cartoneras de América Latina e cuja inspiração sempre foi Eloísa Cartonera, a primeira experiência de tal tipo que se deu em 2003 em Buenos Aires. Ao longo deste tempo foram publicados diversos livros de autores e de gêneros bem diversos, ao mesmo tempo em que realizaram diversas oficinas em escolas públicas, com a ideia de mostrar o processo de elaboração de um livro, e tentar desmitifica-lo como um objeto sagrado e distante. A Exposição conta com mais de 100 livros cartoneros de 40 editoras de 14 países.

Já a Oficina de Livros Cartoneros* assume um compromisso ético, perante o quadro precário que vive a educação pública nacional. Propõe o desafio de inventar uma metodologia partindo do zero, mediante a carência enorme de atividades criativas e lúdicas nas escolas, tanto municipais quanto estaduais. O público, especialmente adolescentes, são convidados a criarem e adentrarem no jogo de ler textos literários, tendo como base uma seleção de poemas e contos que serve como miolo do livro a ser elaborado, escrever frases com a palavra papelão, um exercício que está incluído na dinâmica da oficina, pensar um título para o conjunto de textos e pintar as capas com total liberdade.

* Serão oferecidas 20 vagas para a Oficina de Livros Cartoneros. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo e-mail ieavirs@gmail.com

Exposição e Oficina: O Universo dos Livros Cartoneros é atividade paralela à 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

_________________________________
Serviço:
Exposição e Oficina: O Universo dos Livros Cartoneros
Data da Exposição: 05 de novembro de 2019
Horário: a partir das 18h
Local: Hall da Fotogaleria Virgilio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Visitação: de 06 a 30 de novembro de 2019. De terça à sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados: das 12h às 21h

Data da Oficina: 16 de novembro de 2019
Horário: das 15h às 17h
Local: sala de oficinas do CDE, 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana

Eventos similares

Pegue um convite