Esquinas - Ciclo de debates  Demarcação de Terras Indígenas
Atualizado em: 30 de outubro de 2019, 15:41

Esquinas - Ciclo de debates Demarcação de Terras Indígenas

No momento em que lideranças indígenas brasileiras percorrerão 12 países europeus para denunciar as graves violações contra seus povos e o meio ambiente, o Jornal da Universidade e o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/Ufrgs promoverão um debate sobre a demarcação de terras indígenas. O evento ocorrerá no dia 24 de outubro, às 15h, dentro do VII Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (VII ENEI - UFRGS).

Chamada de campanha "Sangue Indígena: Nenhuma Gota Mais", a jornada de lideranças pela Europa ocorrerá de 17 de outubro a 20 de novembro. Já em Porto Alegre, o encontro de estudantes será realizado de 21 a 24 de outubro, com o tema "Direitos indígenas em perspectiva: das políticas indigenistas de estado ao estado das políticas indigenistas". Dentro da programação elaborada pelos acadêmicos, será realizada a segunda edição projeto "Esquinas - Ciclo de debates" que trará quatro especialistas para discutir a situação atual e o futuro da #demarcaçãodeterrasindígenas no país: Ana Patté, assessora parlamentar da ALESP, José Otávio Catafesto, professor de antropologia da UFRGS, Paulo Leivas, procurador do MPF-RS, e Telma Taurepang, secretária do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima.

O debate ocorrerá na Sala de Aula CEDES da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid) da UFRGS (R. Felizardo, 750) e terá mediação do jornalista Felipe Ewald, editor do JU. O evento é aberto à comunidade e tem entrada gratuita, com entrega de certificados a todos os participantes.

🎤 CONHEÇA OS DEBATEDORES:

- Ana Patte é assistente parlamentar no gabinete da deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Indígena do povo Xokleng de Santa Catarina, possui graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina e integra o Comitê Indígena de Mudanças Climáticas.

- José Otávio Catafesto é professor do departamento de Antropologia da UFRGS.

- Paulo Leivas é procurador do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul - Procuradoria da República

- Telma Taurepang é coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira. Ocupou diversas posições de referência na Frente de Organização Indígena, no Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima e na Secretaria de Mulheres Indígenas da América Latina.

📅 VEM DEBATER COM A GENTE!!!

O evento será no dia 24/10, às 15h, na Sala de Aula CEDES da Esefid - Ufrgs (R. Felizardo, 750).

⚠️ ENTRADA GRATUITA

A entrada é gratuita e aberta à comunidade! Todos os participantes receberão certificados 📜
__________________________________________________

SAIBA MAIS:

SOBRE O PROJETO
O ESQUINAS - CICLO DE DEBATES reúne, a cada edição, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e uma plateia diversa para que, com a mediação de um jornalista, discutam um tema da atualidade. O projeto busca, desse modo, reforçar o papel da Universidade como ambiente de confronto de ideias ao abrir espaço para que todos os presentes possam falar, perguntar e provocar. Para o segundo semestre de 2019, estão previstas três debates – setembro, outubro e novembro.

SOBRE O JU
O Jornal da Universidade é publicado pela Secretaria de Comunicação Social da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com reportagens, artigos e entrevistas, apresenta conteúdo aprofundado e que traduz a produção de conhecimento do ambiente acadêmico.

SOBRE O ILEA
O Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/Ufrgs é uma escola de altos estudos que promove atividades que contribuam para o progresso científico, acadêmico, tecnológico e cultural nacional e internacional. Entre as principais ações da entidade estão conferências, ciclos e debates sobre os mais diversos temas da contemporaneidade com pesquisadores e pensadoras de diferentes áreas do conhecimento.