º Encontro dos Servidores com Deficiência do TRT

º Encontro dos Servidores com Deficiência do TRT

O Encontro deste ano tem como tema: "Desconstruindo barreiras: Acessibilidade, empregabilidade, previdência e inclusão das pessoas com deficiência", e isso não é à toa.

Para que as pessoas com deficiência tenham seus espaços garantidos e respeitados, é preciso desconstruir barreiras, sejam elas físicas ou emocionais. Assim, é preciso que os servidores estejam preparados para lidar com gestores colegas e, da mesma forma, que gestores e colegas estejam cientes das características individuais dos servidores com deficiência para lidar com elas da maneira mais adequada e respeitável possível.

O evento é aberto a todas as pessoas que tiverem interesse: magistrados, servidores, estagiários, bem como público externo.

>> LOCAL DO ENCONTRO
O Encontro dos Servidores com Deficiência acontecerá nas dependências da Escola Judicial do TRT4, no Auditório Ruy Cirne Lima.

O acesso ao local será feito normalmente pela entrada principal do prédio das Varas do Trabalho, na Av. Praia de Belas, nº 1.432.

O acesso de veículos, para embarque e desembarque, está autorizado pela Segurança do Tribunal, até a entrada principal da Escola Judicial, no Prédio III.

Durante o evento, servidores da Escola Judicial e recepcionistas estarão à disposição para auxiliar os servidores a se localizarem e locomoverem no espaço.

Além disso, serão impressas programações em Braille, para os servidores com deficiência visual.

>> EXPOSIÇÃO

Imagem exemplificativa da exposição, em preto e branco, retrata três cadeirantes atravessando uma avenida movimentada. Sob um céu claro, com nuvens, à direita, um ônibus, no corredor de ônibus. À esquerda, uma carro espera as pessoas, que atravessam na sinaleira. Os cadeirantes são um homem, uma mulher com uma criança no colo, sendo auxiliada por uma outra pessoa, que carrega uma bolsa nas costas, seguida de um menino que leva uma cadeira de rodas vazia. Atrás deles, fazendo limite com a avenida, um muro de tijolos de concreto. Fiação da avenida reforça o clima de cidade grande.
Durante o Encontro, estará em cartaz no Prédio da Escola a Exposição "Meio Fio: Vida de Cadeirante", do Fotógrafo Jorge Aguiar.

A exposição foi organizada pelo Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, em parceria com a Comissão de Cultura do Tribunal.

As imagens estão expostas no saguão e contarão com legendas em Braille.

>> PROGRAMAÇÃO
A programação do Encontro dos Servidores com Deficiência foi construída com muito cuidado pela Escola Judicial do TRT4 e pelo Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, com o apoio do Sintrajufe/RS, com vistas a proporcionar um encontro que atenda, na maior parte possível, às demandas dos servidores, apontadas no Encontro de 2017.

Em 2019, os servidores terão 2 dias e meio para tratar de assuntos voltados à sua prática diária de trabalho e relacionamento com os colegas.

A programação será impressa também em Braille, para os servidores com deficiência visual, uma cortesia do Sintrajufe/RS.

1º dia > 24/10/2019 - 13h às 18h

O primeiro dia de Encontro contará com uma acolhida pela Administração, uma palestra de abertura e debates sobre como promover a inclusão no ambiente de trabalho, um painel sobre acessibilidade e empregabilidade e uma palestra sobre uma experiência de qualidade de vida para deficientes.

O dia encerra com a transmissão do documentário "Quem nós somos?", com depoimentos de servidores com deficiência do TRT4, produzido pela Secretaria de Comunicação Social, em parceria com a Escola Judicial, para sensibilização de gestores quanto ao acolhimento das pessoas com deficiência.

Além disso, ao final do evento, será aberto espaço para uma reunião com o Sintrajufe, para reorganização do Núcleo de Pessoas com Deficiência. Essa atividade não é obrigatória.


2º dia > 25/10/2019 - 9h às 18h

No segundo dia, as atividades começarão logo pela manhã, com relatos de famílias de pessoas com deficiência. Após, um painel sobre aposentadoria especial e mudanças da reforma da previdência e seus impactos na aposentadoria das pessoas com deficiência. A tarde inicia com uma roda de debates sobre a forma como lidar com pessoas com deficiência e a formação de um panfleto com dicas para a sociedade, a ser disponibilizado em todos os prédios da JT, e segue com discussões em grupo com o propósito de elaborar uma carta à Administração com os desafios e pedidos dos servidores. O Encontro encerra às 18h com um número musical.


Carga horária total: 12 horas-aula


A seguir, a grade de programação completa, com tudo que o Encontro oferecerá.

Analise-a atentamente, para, após, fazer a inscrição.

>> INSCRIÇÕES: De 17 a 21/10/2019 Ícone com a inscrição "Inscrições Abertas", onde se pode clicar para acessar a plataforma das inscrições.
As inscrições para participação no Encontro estarão abertas de 17 a 21/10/2019.

Para fazer sua INSCRIÇÃO NO EVENTO, clique https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeXaIJ_3913VsnItxWIKD1auqpO_Ms-A0U4MlTbR6rEKeWXQ/viewform.

Após finalizar sua inscrição, você receberá um e-mail de confirmação, nos próximos dias, informando se ela foi aceita.

Serão ofertadas 120 vagas no total, as quais serão compartilhadas, também, com outros órgãos do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Sul. O evento será aberto também ao público externo, para os quais poderemos fornecer certificados de participação.

Convide seus amigos, parentes e demais pessoas interessadas!
Pegue um convite