APRESENTAÇÃO A oficina tem como proposta apresentar e discutir as etapas que compõem um projeto cultural – objetivo, justificativa, metodologia etc. – possibilitando ao oficinando, a partir dos itens exigidos nos editais e leis de fomento à cultura, a sistematização de suas ideias culturais e o planejamento do que se quer realizar. Por fim, também, teceremos alguns comentários acerca da construção da planilha financeira e sua execução.
PERGUNTAS NORTEADORAS • Qual o objetivo do projeto? • Qual a importância do projeto? • Como executar o projeto? • Como submeter o projeto a um edital?
SOBRE A MINISTRANTE Luciana Tubello Caldas é mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolveu a pesquisa “Clube das 5: transformação e criação de si em práticas cinematográficas no espaço escolar”. É idealizadora do Projeto Cinema Popular que oferece oficinas teóricas e práticas de cinema gratuitas ou a preços populares nos principais espaços culturais da cidade de Porto Alegre/RS. Em 2019 coordenou e ministrou a "Oficina Popular de Filmagem: formação, produção e experiência cinematográfica", com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, que propôs uma formação - destinada a estudantes de escolas públicas entre 13 e 18 anos - acerca da linguagem audiovisual. Ainda, em 2019, coordena o projeto "Oficina Popular de Filmagem: memórias e narrativas audiovisuais do Bairro Arquipélago", também com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, que pretende fomentar a pesquisa, a formação e o registro dentro da temática do patrimônio cultural, com ênfase nas memórias e narrativas dos habitantes do Bairro Arquipélago através de uma oficina com jovens estudantes, entre 13 e 18 anos, da rede pública de ensino.
* * * * QUANDO? de 03 de outubro, das 19h às 22h.
* * * * ONDE? Fora da Asa - Experiências Plurais / R. José do Patrocínio, 642, lado B.