Aproveite a cidade de Porto Alegre

Direito à cidade: festa na rua, qual é a tua?

O que são as festas de rua: bagunça ou arte? Aglomeração ou coletividade? Balbúrdia ou resistência? Vamos conversar e refletir por que elas também são consideradas um direito nosso à cidade, à vida, à alegria!

O tema “Direito à Cidade” engloba questões muito atuais de reivindicações populares, como direito à moradia, à segurança, à mobilidade urbana, a espaços coletivos de arte e cultura, à regularização fundiária, ao acesso adequado a bens e serviços, entre outras tantas questões. Em 2019, o Projeto Conversações Afirmativas está propondo a realização de rodas de conversa, com esse tema e, neste terceiro encontro, o foco da conversa serão as festas de rua enquanto exercício legítimo do direito à cidade. Os facilitadores da conversa promoverão reflexões sobre os diferentes significados atribuídos aos espaços públicos (pelo povo e pelo poder público) e as formas de ocupação desses com atividades culturais e artísticas. O debate sobre as festas de rua pretende instigar o entendimento de que, nessas manifestações, o espaço urbano é vivido plenamente, como um espaço de confluências e interação, onde os cidadãos exercem seu direito à cidade e se opõem à tentativa do Estado de excluí-los da centralidade, de inibir sua organização coletiva, sua expressividade, sua alegria. A visão das festas enquanto resistência do povo e de sua arte e cultura, em contraste com questões como a mercantilização dos espaços públicos e a interferência do Estado nesses locais, também estará em pauta.

A galera do Arruaça, Cumbia na Rua e Expresso Black estarão trocando ideias conosco e, depois da conversa, tem festa na rua, em frente à FACED, com Arruaça!

Local: sala 102 a FACED - Av. Paulo Gama, 110
Hora: 14h
Evento gratuito, com inscrições no local. Válido como capacitação para servidores da UFRGS.

Eventos similares

Pegue um convite