Diálogos Transversais: sobre variadas formas de pensar curadoria

O curso de Especialização Lato Sensu em Práticas Curatoriais da UFRGS convida para o evento aberto e gratuito, AULA ABERTA DE ENCERRAMENTO DE ANO LETIVO: "DIÁLOGOS TRANSVERSAIS: SOBRE VARIADAS FORMAS DE SE PENSAR CURADORIA" com as convidadas especiais Dedé Ribeiro e Michele Rolim.

Coordenação geral: Ana Albani | Mediação: Sandro Ka

_________________________________________

CURADORIA NOS ESPAÇOS CULTURAIS
com DEDÉ RIBEIRO

A curadoria é um ponto nevrálgico em, museus, teatros e centro culturais. Ao mesmo tempo a presença da curadoria (especializada, evidentemente) denota a existência de uma política cultural, mas restringe o poder de proprietários ou administradores no âmbito da programação. Vamos conversar sobre pontos positivos, negativos e também contar um pouco da minha experiência nesta área.

Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com mestrado na Universidade de Paris I - Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Dedé produz eventos culturais desde 1977, tendo criado o primeiro curso de produção do RS, atuante até os dias de hoje. Paralelamente, dirigiu importantes centros culturais (Usina do Gasômetro, Santander Cultural) e criou políticas culturais para instituições como Unisinos, Rede Metodista, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa e Instituto Ling. Como dramaturga, ganhou alguns prêmios e também tem composições em parcerias com artistas gaúchos. Como colagista, teve duas exposições individuais em 2018 (Porto Alegre e São Paulo- "Diagnóstico por Colagem") e prepara uma nova para janeiro de 2020. Tem um canal no YouTube de dicas de produção Cultural: YouTube.com/dederibeiro.

_________________________________________

CURADORIA HÍBRIDA NOS FESTIVAIS DE ARTES CÊNICAS E SUAS IMPLICAÇÕES
com MICHELE ROLIM

O encontro aborda os conceitos de curadoria em artes cênicas que nos últimos tempos vem passando por momentos de grandes questionamentos e transformações. A palavra curadoria passa a ser empregada nas artes cênicas no Brasil na década de 1990, a partir da expansão dos festivais e mostras, que afloram graças à criação de mecanismos que movimentaram a produção cultural, como a Lei Rouanet, além de leis municipais e de instituições voltadas à área teatral. O objetivo da conversa é refletir sobre o modelo de “curadoria híbrida”, no qual o curador é responsável tanto pelo modelo de gestão como pelo modelo artístico, prática recorrente em festivais brasileiros.

Michele Rolim é jornalista, pesquisadora e crítica teatral, doutoranda em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS e mestra pelo mesmo programa. É docente no Curso de Produção Cênica na Faculdade Monteiro Lobato. Trabalha na imprensa cultural desde 2009 – foi setorista de artes cênicas do Jornal do Comercio de 2009 a 2017. É editora do site AGORA Crítica Teatral (www.agoracriticateatral.com.br) e autora do livro “O que pensam os curadores de artes cênicas” (2017, editora Cobogó). É membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, filiada a Unesco, da FIBRA - Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens (redefibra.org.br) e coordenadora do Colegiado Setorial de Teatro do RS. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da Prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre em Cena. Por seu trabalho, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Dança (2015), categoria mídia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (2014), e Prêmio Ari de Jornalismo, categoria reportagem cultural, da Associação Rio Grandense de Imprensa (2010, 2011, 2014). Vem atuando em diversos festivais de artes cênicas no Brasil como crítica e debatedora.

__________________________________________

Data: 13/12/2019 (sexta-feira)
Horário: 18h30min
Local: sala 703A do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248 | Centro Histórico)
Entrada Gratuita com acesso por ordem de chegada conforme capacidade da sala.

Eventos similares

Pegue um convite