Dia Nacional do Samba - NA RUA

Dia Nacional do Samba - NA RUA

domingo
10:00
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma domingo. Ver minha agenda neste dia

Orla Do Guaíba

Porto Alegre

Sobre o evento


já é tradição a #encruza festejar o Dia Nacional do Samba com Samba na Rua, e esse ano não vai ser diferente. contudo, como a data oficial cai numa segunda-feira, vamos adiantar as comemorações um pouquinho e fazer nossa festa no domingo, na rua, na orla do guaíba, a partir das 15h.

há diversas versões sobre o surgimento do Dia Nacional do Samba, algumas associando-o à data de nascimento de algum sambista ou de Tia Ciata, outras com a data da primeira visita de Ary Barroso à Bahia e também com a gravação de Pelo Telefone, contudo a história é outra:

“Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 1962 foi realizado no Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso Nacional do Samba, evento patrocinado pela Confederação Brasileira das Escolas de Samba (CBES), pela Associação Brasileira das Escolas de Samba (ABES), pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, pelo Conselho Nacional de Cultura e pela Ordem dos Músicos do Brasil.

Na Presidência do Congresso estava o folclorista Edison Carneiro, responsável pela redação da Carta do Samba, a qual menciona, em sua página 6, que “Foi sancionada lei estadual declarando o dia 2 de dezembro Dia do Samba, à base de projeto apresentado, nesse sentido, pelo deputado Frota Aguiar”.

Ao mencionar a sanção da lei, a Carta do Samba contava, antecipadamente, com a aprovação do Projeto de Lei n° 681, de 19 de novembro de 1962 (publicado no Diário da Assembleia Legislativa do dia 20 de novembro de 1962), que em seu artigo 1° dispõe: “Fica o dia 2 de dezembro oficialmente considerado como o Dia do Samba”.”

fonte: Jornal GGN

para mais informações sobre:
┤ o Dia Nacional do Samba | https://bit.ly/2XfKlQv
┤ Pelo Telefone | https://bit.ly/2CYlZS5
┤ Tia Ciata | https://bit.ly/2Xjun7V

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar