Depressão e Espiritualidade

Olá, a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade e a Liga Acadêmica de Psiquiatria da PUCRS convida vocês para aula de Depressão e Espiritualidade.

Esta será conduzida por Lucas Spanemberg, médico formado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2004. Residência Médica em Psiquiatria no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL/PUCRS) entre 2005-2007 e Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica no Centro de Estudos Luís Guedes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre 2007-2008. Entre 2010-2014, realizou Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebendo Voto de Louvor pela sua Tese intitulada "Heterogeneidade da Depressão e sua Relação com a Personalidade". Foi bolsista de Pós-Doutorado pela UFRGS, ligado ao Programa DOCFIX da FAPERGS/CAPES, no Projeto Conexão - Coorte de Alto Risco de Crianças e Adolescentes, sob orientação do Prof. Dr. Giovanni Salum. Atualmente é professor adjunto do Núcleo de Neurociências da Escola de Medicina da PUCRS. Seus temas de interesse são Depressão, psicopatologia, personalidade, biomarcadores, saúde mental e qualidade da assistência. Também pesquisa e tem colaborações de pesquisa sobre os temas transtornos mentais graves, internação e emergência psiquiátrica, psicopatologia no idoso e psicometria. É revisor ad hoc para mais de uma dezena de periódicos científicos, principalmente na área de psiquiatria. É autor ou co-autor de mais de 40 artigos originais, artigos de revisão e capítulos de livros, com parcerias de pesquisa com pesquisadores da Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, bem como outras colaborações com pesquisadores de várias Universidades brasileiras. Já orientou 14 trabalhos de conclusão do curso (TCCs) e está atualmente orientando 5 outros nos cursos de Especialização em Psiquiatria, Residência em Psiquiatria e Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência da PUCRS, e foi banca de avaliação de mestrados e doutorados acadêmicos. Trabalha como preceptor de residentes em psiquiatria e supervisor de estudantes de medicina e é Professor do Curso de Especialização em Psiquiatria da PUCRS desde 2014; e do Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência, do qual foi um dos fundadores. Atende pacientes da Unidade de Internação Psiquiátrica do HSL/PUCRS desde 2008 como psiquiatra e preceptor de residência. Coordena uma Equipe de Assistência em Internação Psiquiátrica. Atualmente compõe a Diretoria da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) e do Centro de Estudos em Psiquiatria Integrada (CENESPI), em ambas como Diretor Tesoureiro.

A importância de identificar os sinais e sintomas é o primeiro passo para o tratamento da depressão. Nosso objetivo, através desse evento, é chamar a atenção para essa doença cada vez mais incidente na população mundial e entender como a espiritualidade pode ser utilizada pelos indivíduos, como meio preventivo e terapêutico associado.

A atividade acontecerá no dia 04 de novembro às 12:30 na sala da Escola de Medicina da PUCRS (Esmed).

Esperamos vocês lá!

INSCREVA-SE PELO LINK: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScM96U4VFvA9zD8a94TIufjyx1zT04-6egcz-Nw5C2tsoUSWQ/viewform

OBS:
*Carteira de estudante da PUCRS facilita o acesso as catracas do hospital.
*Será fornecido certificado.

Contato: Liasepucrs@gmail.com

Eventos similares

Pegue um convite