Curso | Reencantamento na Educação

Curso | Reencantamento na Educação

sábado
11:00
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma sábado. Ver minha agenda neste dia

Cebb Porto Alegre

Rua Garibaldi, 1368, 90035-052 Porto Alegre

Sobre o evento

REENCANTAMENTO NA EDUCAÇÃO: A PRÁTICA DAS CINCO SABEDORIAS NO CONVÍVIO COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS.

Quando:
Sábado, 30/11 das 09h às 12h e das 14h às 17h

Contribuição sugerida:
R$100

"Na visão das várias tradições espirituais, existe uma razão pela qual vivemos um encantamento, uma fonte de energia que nos mantém vivos, faz as coisas funcionarem e produz felicidade.


Diferentes tradições têm diferentes visões desse processo, mas todas elas têm uma visão de futuro, de beleza e de harmonia.


A nossa Escola se propõe a ajudar as pessoas a se colocarem dentro desse movimento de reencantamento. Ela surge por um conjunto de pessoas que acredita que sonhar, reencantar a vida, ser feliz, funcionando dentro do mundo, é uma possibilidade verdadeira. Como se nós, adultos, sentíssemos a responsabilidade de abrirmos espaços e caminhos.


Assim, é crucial aprendermos as Cinco Sabedorias. Quando analisamos cada uma delas, vemos que são inteligências amplas. Ao termos sucesso no mundo, vemos que usamos, sabendo ou não, essas sabedorias. Acreditamos que a nossa inserção mais clara, mais lúcida, mais ampla no mundo, oferece os recursos que vamos poder disponibilizar também para as crianças."

Lama Padma Samten


Sobre o curso:

As cinco sabedorias são cinco qualidades naturais que podemos desenvolver plenamente. Elas nos proporcionam uma forma de atuar em meio ao mundo que amplia a nossa capacidade inata de manifestar compaixão e lucidez.

Este tema é o eixo do proposta pedagógica da Escola Caminho do Meio e das ações do Instituto Caminho do Meio, e será abordado a partir da experiência das educadoras no acompanhamento de crianças e adultos neste contexto.

Vamos refletir sobre como o ensinamento budista das cinco sabedorias pode permear e reencantar nossa prática diária como educadores e como é possível renovar nosso olhar sobre o ato de educar. Trocaremos referenciais de ação baseados nas habilidades da abordagem pedagógica das cinco sabedorias.

O encontro é aberto a todos que desejam enriquecer o seu cotidiano com estas práticas, seja com seus alunos, no trabalho, ou em casa, com seus filhos e familiares. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre Budismo para participar.

Facilitadoras:

Cintia Miró e Tatiana Rubem Klein | Alunas do Lama Padma Samten, ambas com formação continuada na abordagem das Cinco Sabedorias na Educação. Atuaram como professoras na Escola Caminho do Meio de 2009 a 2017.

Convidada:

Thamise dos Santos | Aluna do Lama Padma Samten e pedagoga, conduz o projeto Jardim de Lótus no CEBB PoA.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar