Curso - Reciclagem 5.0 Brasil - 1ª Edição / POA

Curso - Reciclagem 5.0 Brasil - 1ª Edição / POA

Objetivos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais da engenharia, técnicos ambientais, gestores de sustentabilidade, empresários, empreendedores, líderes de organizações que atuam diretamente ou indiretamente com a gestão de resíduos sólidos, profissionais do setor público, em especial gestores das prefeituras municipais e acadêmicos de cursos de graduação e técnicos ligados à sustentabilidade ambiental para que busquem soluções inovadoras, criativas e sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos, através dos princípios e das metodologias de um Programa de Reciclagem 5.0.



Outros objetivos:



- Apresentar o histórico da Reciclagem 5.0 na União Europeia;

- Explicar a adaptação do conceito Reciclagem 5.0 ao Brasil

- Abordar os 12 princípios da Reciclagem 5.0 Brasil

- Apresentar cases de sucesso e insucesso na Gestão dos Resíduos Sólidos em âmbito Global

- Orientar os passos para um diagnóstico participativo da Reciclagem 5.0 Brasil



Público Alvo

Profissionais da engenharia, técnicos ambientais, gestores de sustentabilidade, empresários, empreendedores, líderes de organizações que atuam diretamente ou indiretamente com a gestão de resíduos sólidos, profissionais do setor público, em especial gestores das prefeituras municipais e acadêmicos de cursos de graduação e técnicos ligados à sustentabilidade ambiental



Carga Horária: 16 horas

Programa:

Histórico da reciclagem 5.0 na União Europeia

- Como surgiu o conceito da Reciclagem 5.0 Brasil?

- Panorama Nacional da Gestão dos Resíduos Sólidos no Brasil

- Princípios da Reciclagem 5.0 Brasil:- Legislação e Requisitos Legais sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos no Brasil

Princípios da Reciclagem 5.0 Brasil:

- Logística com Inovação e rastreabilidade 2.2. Design para o reuso ou reciclagem 2.3. Smart City e a Gestão de Resíduos Sólidos 2.4. A Educação Ambiental e a Gestão de resíduos Sólidos 2.5. Produção Mais Limpa 2.6. Mudanças Climáticas

Princípios da Reciclagem 5.0 Brasil:

- Lixo nos Oceanos

- Inclusão Social na Gestão de Resíduos Sólidos 3.3. Economia Circular 3.4. ODS da ONU e a Gestão de Resíduos Sólidos

- Lixo Zero

Mão na Massa! Vamos de forma colaborativa construir um diagnóstico participativo de reciclagem 5.0?



Instrutor:

John Wurdig, Engenheiro Ambiental Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental Pós Graduação em Saneamento Técnico em Meio Ambiente.

- Mais de 30 artigos publicados

- Mais de 5 premiações na área ambiental

- Mais de 1.500 horas em cursos livres

- Atuação profissional no terceiro setor (ONGs ambientalistas) , indústria (General Motors) , na área da educação (SEBRAE, SENAC, ULBRA e UniRitter), perito ambiental e consultor ambiental, especialmente na área de resíduos sólidos.

- Imensão na Gestão de Resíduos Sólidos em Portugal, Espanha, Itália e Egito Este curso está sendo ministrado através de uma parceria entre o SENGE RS e o Green Thinking Project.



Lucas Fontes

É empreendedor e educador, entusiasta do surfe e pesquisador. Foi tenente temporário do Exército durante 07 anos; foi proprietário do primeiro e-commerce de surfe no Brasil, a BoardShore, com operação de 2012 a 2016. Graduou-se em Ciências Contábeis na UFRGS e obteve o título de especialista em Marketing, pela mesma universidade. Foi Diretor de Whatever na Perestroika POA, escola de atividades criativas, e educador na Pasárgada, escola de sustentabilidade em Porto Alegre. Estudou Permacultura e Economia Circular e aplicou seus conhecimentos em empreendimentos como o Solar Santa Marta, pousada em Santa Catarina. Foi Gerente de Projetos e Inovação na EKT - Ekological Technologies, onde atuou diretamente em projetos de tecnologia ecológicas para processamento de resíduos sólidos. Atualmente é presidente da Associação de Surf de Porto Alegre, educador do Projeto Conscientiza e curador do Green Thinking Project.




Mas, o que é o Green Thinking Project?

É uma startup que atua com projetos inovadores na área da educação ambiental, cujo propósito é sermos um agente de polinização de boas práticas, ideias, projetos e soluções sustentáveis, para um mundo mais ecológico e socialmente justo.

Eventos similares