Aproveite a cidade de Porto Alegre

Curso | Província de São Pedro

Você – ou seria melhor dizer tu? – sempre achou o Rio Grande do Sul um lugar... bem, um lugar diferente. E não é que tu estás certo? Nosso Rio Grande é mesmo uma querência bem particular. Tem gente que o acha superior, e que considera o gaúcho uma espécie de povo eleito. Mas, claro, também há quem o julgue um fim de mundo, habitado por gente grossa. Onde estará a verdade?

Pois, como sempre, a verdade está nas páginas da História! Mas no caso do curso Província de São Pedro, não apenas na História mas também na geologia e na geografia.

De fato, o curso de seis horas e três aulas, ministrado por Eduardo Bueno, vai mergulhar nas raízes do Rio Grande do Sul, recuando no tempo para explicar como e porque – desde a sua formação geológica – a extremadura do Brasil é um lugar que não é bem brasileiro, mas também não é bem platino. Dos povos indígenas às guerras de degola, das Missões aos bandeirantes, do pampa à serra, dos cavalos no obelisco aos generais-presidentes, da redemocratização ao reinado do PT, dos primórdios ao futuro, você - ou vá lá, tu mesmo – vai(s) entender quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Eduardo Bueno (Peninha) é escritor, jornalista, editor e tradutor. Traduziu 22 livros, dentre eles ON THE Road, de Jack Kerouac, responsável pela chegada da geração beat ao Brasil. Editou mais de 250 títulos, boa parte deles inéditos no país. Como jornalista, trabalhou nos principais jornais, revistas e TVs brasileiras. Atualmente, é colunista do jornal Zero Hora e participa semanalmente do programa de rádio Pretinho Básico. Como escritor, é autor de 33 livros, a maioria deles sobre história do Brasil. Seus livros já venderam mais de um milhão de exemplares e foram responsáveis pelo boom de livros de história escritos por jornalistas no Brasil. Ganhou os prêmios Jabuti e a Ordem do Mérito Cultural. Mantem o canal Buenas Ideias, no YouTube, dedicado à história do Brasil e com 400 mil seguidores.

Informações gerais:
Período: 17 e 24.09 e 01.10.2019
Dia da semana: terças-feiras
Duração total: 6h
Horário: das 19h30 às 21h30

*A confirmação dos cursos do Instituto Ling depende da obtenção do número mínimo de matrículas.

Eventos similares

Pegue um convite