Curso Produção Artística em Colagem

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá início ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”. A primeira ação é o curso “Produção artística em colagem”, que ocorre no dia 25 de setembro, das 14h às 18h, no Torreão 3 do museu. A ministrante é a professora Mitti Mendonça.
Pensado como uma atividade que se relaciona às estratégias da produção artística de Otacílio Camilo, o curso tem como objetivo promover habilidades como atenção plena, fluxo criativo, senso de coletividade, busca de processos criativos individuais e desafios artísticos.

O valor da oficina é R$ 100, com material incluso, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail maonegra.resiste@gmail.com. Não é necessário conhecimento prévio, e o número de vagas oferecidas é de 15 pessoas.

A exposição em homenagem ao artista gaúcho Otacílio Camilo (1959-1989), em exibição nas Salas Negras, oferece um resgate do artista porto-alegrense de vida breve e produção intensa nos anos 1980, e que faria 60 anos em 2019, quando também se registram os 30 anos de sua morte. Reunindo cerca de 50 obras do acervo do MARGS e de coleções públicas e particulares, a exposição apresenta gravuras, xilogravuras, objetos, livro de artista e poemas produzidos durante a década de 1980 e que, nas palavras da curadora da mostra, Izis Abreu, “representam micronarrativas pautadas por suas vivências pessoais”.

“Otacílio Camilo - Estética da rebeldia” marca o início de um ciclo de exposições do MARGS intitulado “Histórias ausentes”, que institui no museu uma política de exibição que procura conferir visibilidade a expressões artísticas e narrativas invisibilizadas pelos discursos hegemônicos da historiografia oficial, assim como a artistas cuja produção ainda permanece não legitimada pelo sistema das artes.

A exposição segue em exibição até dia 1º de dezembro de 2019. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.
_______
Sobre a “Oficina de produção artística em colagem”
Etapa I - Referências
Introdução ao universo da colagem; artistas que usufruem da técnica em seus trabalhos; possibilidades de construção de imagens; por meio de recortes; intervenção com costura e uso de frases; alinhavo com materiais diversos.
Etapa II - Prática
Cada participante irá se guiar a partir do material disponibilizado - revistas e livros. Será disponibilizado tempo para recortes de figuras e palavras, que serão separados por categorias: pessoas; palavras, objetos, grafismos, etc.
Etapa III - Dinâmica
Serão afixados na parede, ou em cima de mesas, papéis, para que sejam realizadas as colagens.
A cada 10 minutos os participantes trocarão de obras, tendo em vista trabalharem a partir de composição diversas, construindo obras individuais e coletivas.
_________

SERVIÇO
Oficina de Colagem
Ministrante: Mitti Mendonça
Data: 25.09.2019, das 14h às 18h
Local: Torreão 3 do MARGS
Carga horária: 4h
Materiais: Folhas brancas A2/A3/A4 e coloridas; papelão, papel alumínio; plantas; fotografias antigas; lantejoulas e miçangas; pincéis; glitter; lápis e canetas; tintas e spray; revistas e livros; tesouras; cola bastão e cola branca; linhas e agulhas; etc.
Inscrições no e-mail: maonegra.resiste@gmail.com
Investimento: R$ 100,00
Vagas: 3 a 15 alunos
* Não é necessário conhecimento prévio. Idade mínima: 14 anos.

Eventos similares

Pegue um convite