Este evento já ocorreu sábado, 26 de outubro de 2019, 09:00.
Curso Intensivo sobre Diálogo Regenerativo
O evento ocorreu sábado, 26 de outubro de 2019, 09:00

Curso Intensivo sobre Diálogo Regenerativo

Espaço Solaris

Rua Maranguapé 56 - Bairro Petrópolis - Porto Alegre RS, 90690-380 Porto Alegre

Sobre o evento

O Diálogo Regenerativo

A prática do diálogo é uma habilidade como qualquer outra que precisa de treino para se desenvolver. A linguagem, em nossa cultura, pode avançar neste objetivo, substituindo os padrões comuns de ataque e defesa ou de autoritarismo por alternativas apresentadas que promovam a regeneração na maneira como pensamos e percebemos a realidade.

Neste trabalho, Tiago Bueno aponta uma alternativa, uma outra maneira de olhar para o que já vimos antes e que pensávamos compreender. Segundo ele, esta alternativa aqui apresentada nos leva a questionar os fundamentos de nossa atual percepção do mundo, bem como a linguagem por nós empregada. Uma vez conhecida essa alternativa e percebida como sendo possível, ela passa a ser desejável, na medida em que nos prova que é uma alternativa que realmente queremos.

O diálogo regenerativo, por isso, propõe o desenvolvimento de habilidades de comunicação tais como horizontalidade, mentalidade aberta, presença, vulnerabilidade e autoafirmação.

Neste encontro, iremos abordar os seguintes temas:

1) Horizontalidade;
2) Transformação na Percepção: Aprender a usar palavras que descrevam aquilo que observamos, ao invés de palavras que julgam, avaliam, interpretam, comparam ou analisam;
3) Empatia: Aprofundar a compreensão empática no processo de falar e ouvir: aprender a se ouvir e estar atento ao que experimenta em seu íntimo; estar sensivelmente consciente dos próprios sentimentos e aceitá-los; procurar ampliar essa mesma atitude de escuta para os outros;
4) Autenticidade: aprender a ser genuíno nas relações, o que também envolve a disposição para ser e expressar, em suas palavras e em seu comportamento, os vários sentimentos e atitudes que existem dentro de você;
5) Consideração positiva: aprender a reconhecer e aceitar as diferenças que separam os indivíduos, o direito que cada pessoa tem de utilizar sua experiência da maneira que lhe é própria e de descobrir o seu próprio significado nela.

Sobre o facilitador
Tiago Bueno é pesquisador sobre preparação e desenvolvimento da inteligência emocional de jovens e adultos. Autor do livro “Ser quem voce é: como usar a Comunicação Não-Violenta”. Fundador da Casinha da Escuta e criador do áudio diário “Vento da Liberdade”.

Organizadores

Espaço Solaris

Similares

Sem eventos similares

Curso

Ver todos os eventos da categoria curso em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo