Curso Intensivo sobre Diálogo Regenerativo

Curso Intensivo sobre Diálogo Regenerativo

sábado
09:00
O evento acontecerá daqui 12 meses em uma sábado. Ver minha agenda neste dia

Espaço Solaris

Rua Maranguapé 56 - Bairro Petrópolis - Porto Alegre RS, 90690-380 Porto Alegre

Sobre o evento

O Diálogo Regenerativo

A prática do diálogo é uma habilidade como qualquer outra que precisa de treino para se desenvolver. A linguagem, em nossa cultura, pode avançar neste objetivo, substituindo os padrões comuns de ataque e defesa ou de autoritarismo por alternativas apresentadas que promovam a regeneração na maneira como pensamos e percebemos a realidade.

Neste trabalho, Tiago Bueno aponta uma alternativa, uma outra maneira de olhar para o que já vimos antes e que pensávamos compreender. Segundo ele, esta alternativa aqui apresentada nos leva a questionar os fundamentos de nossa atual percepção do mundo, bem como a linguagem por nós empregada. Uma vez conhecida essa alternativa e percebida como sendo possível, ela passa a ser desejável, na medida em que nos prova que é uma alternativa que realmente queremos.

O diálogo regenerativo, por isso, propõe o desenvolvimento de habilidades de comunicação tais como horizontalidade, mentalidade aberta, presença, vulnerabilidade e autoafirmação.

Neste encontro, iremos abordar os seguintes temas:

1) Horizontalidade;
2) Transformação na Percepção: Aprender a usar palavras que descrevam aquilo que observamos, ao invés de palavras que julgam, avaliam, interpretam, comparam ou analisam;
3) Empatia: Aprofundar a compreensão empática no processo de falar e ouvir: aprender a se ouvir e estar atento ao que experimenta em seu íntimo; estar sensivelmente consciente dos próprios sentimentos e aceitá-los; procurar ampliar essa mesma atitude de escuta para os outros;
4) Autenticidade: aprender a ser genuíno nas relações, o que também envolve a disposição para ser e expressar, em suas palavras e em seu comportamento, os vários sentimentos e atitudes que existem dentro de você;
5) Consideração positiva: aprender a reconhecer e aceitar as diferenças que separam os indivíduos, o direito que cada pessoa tem de utilizar sua experiência da maneira que lhe é própria e de descobrir o seu próprio significado nela.

Sobre o facilitador
Tiago Bueno é pesquisador sobre preparação e desenvolvimento da inteligência emocional de jovens e adultos. Autor do livro “Ser quem voce é: como usar a Comunicação Não-Violenta”. Fundador da Casinha da Escuta e criador do áudio diário “Vento da Liberdade”.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar