Este evento já ocorreu quinta, 03 de outubro de 2019, 19:30.
Curso | Guerras Culturais
O evento ocorreu quinta, 03 de outubro de 2019, 19:30

Curso | Guerras Culturais

Instituto Ling

Centro Cultural: Rua João Caetano, 440 - B. Três Figueiras, 90470-260 Porto...

Sobre o evento

O termo "Guerras Culturais" surge nos Estados Unidos no período pós-II Guerra Mundial, como forma de nominar os conflitos de uma sociedade profundamente cindida: democrática e segregada, inventiva e conservadora, disruptiva e tradicional. No Brasil, as guerras culturais tiveram seus contornos melhor delineados com a popularização da internet e das redes sociais. A partir delas, o conflito de ideias ficou evidente ao longo das últimas eleições presidenciais e a cada manifestação pública do presidente eleito. Diferente de um conflito armado, aqui o conflito ocorre na dimensão da cultura - a produção artística, o pensamento, o universo de símbolos e valores. Em três encontros, vamos percorrer os últimos 60 anos, entendendo de que forma as construções sociais avançaram durante esse período, numa alternância de princípios e padrões.

Sobre o professor: Eduardo Wolf é Doutor em Filosofia pela USP, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca’Foscari (Veneza, Itália). É editor da plataforma multimídia O Estado da Arte no jornal O Estado de S. Paulo, colaborador da revista Vejae foi colunista do jornal Zero Hora(Rio Grande do Sul). Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofiae Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial, e traduziu os ensaios de T. S. Eliot, entre outras obras. Foi Secretário-Adjunto de Cultura de Porto Alegre (2017). É curador-assistente do projeto Fronteiras do Pensamento. Atualmente, está escrevendo o livro Guerras Culturais, que será lançado pela editora Record.

Encontros:

26.09 - O que é "guerra cultural"? Contextualização histórica do caso americano. Sociedade de consumo, democracia de massas e contracultura. A lógica específica dos conflitos de divisão social no imaginário e na cultura: contextos, teóricos e práticas.

03.10 - A ressaca moral dos anos 70. O ressurgimento do conservadorismo americano. A agenda ideológica das duas décadas seguintes está definida. Multiculturalismo vs. Populismo: de Obama a Trump.

10.10 - O contexto brasileiro. Da ditadura militar à redemocratização: academia, artes e jornalismo. Liberalismo e conservadorismo voltam a se expressar no Brasil. A guerra cultural chega no feed de notícias. 2013 a 2016: das manifestações de junho ao impeachment, a nova direita no Brasil. 2017: O Brasil repete a América: exposições canceladas, polêmicas nas artes (Queermuseu no Santander, MAM-SP), censura nas redes sociais. A grande arena de disputa: a liberdade de expressão e a qualidade dos embates.

Informações gerais:
Período: dias 26 de setembro, 03 e 10 de outubro
Dia da semana: quintas-feiras
Duração total: 6h

*A confirmação dos cursos do Instituto Ling depende da obtenção do número mínimo de matrículas.

Organizadores

Instituto Ling

Similares

Sem eventos similares

Curso

Ver todos os eventos da categoria curso em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo