Curso Escrever a vida real

Curso Escrever a vida real

quarta
17:00
O evento acontecerá daqui 9 meses em uma quarta. Ver minha agenda neste dia

Livraria Taverna

Rua Fernando Machado, 370 - Centro Histórico, 90010-320 Porto Alegre

Sobre o evento

Curso: Escrever a vida real

Relatos de experiências reais despertam tanto o interesse de escritores quanto de leitores, ávidos por entender sobre alguém a quem admiram, rejeitam, ou simplesmente desconhecem. São as biografias, os perfis literários, as próprias cartas e diários, assim como tantos outros relatos de si como as autobiografias, os ensaios pessoais, as narrativas de viagem, entre outros.

Como escrever histórias de vida? Como relatá-las, sejam as nossas ou a dos outros? Tudo pode ser escrito com o caráter literário, reunindo o critério informativo e factual com o prazer oferecido pelas narrativas.

Mostrando alguns caminhos para isso, este breve curso envolve os princípios e ferramentas básicas dos textos da narrativa de não ficção, a partir das quais os alunos serão convidados a refletir e praticar atividades deste gênero. Este encontro é indicado para qualquer pessoa em busca de conhecer ou praticar a escrita de não ficção.


Conteúdo abordado:

Principais conceitos da narrativa de não ficção (creative nonfiction); o que difere este gênero do texto puramente ficcional; alguns nomes clássicos e contemporâneos.

Leitura de textos exemplares e compartilhamento de impressões, de modo a identificarmos os recursos literários.


Prática:

Na segunda parte da aula e a partir de um tema gatilho, os alunos serão convidados a experimentar essa escrita, seguida da leitura e troca de experiências deste exercício.


Sobre o ministrante:

Fred Linardi é doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS e especialista em Jornalismo Literário pela ABJL. Vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus pela biografia Onze estreias para Gabriella Argento. Desde 2011 é sócio da Editora Biografias ; Profecias, especializada em memórias familiares e empresariais, por onde já escreveu e editou mais de 20 livros do gênero.

Como contista, foi contemplado no 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, e recebeu menção honrosa no 29º Concurso de Contos Paulo Leminski.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar