Curso de Introdução à Realização Audiovisual (EAD)

⚠️ ATENÇÃO! ⚠️
MANTEREMOS o início do curso na MODALIDADE À DISTÂNCIA (3 PRIMEIROS MÓDULOS). Enviaremos videoaulas, apostilas e exercícios preparatórios para as atividades presenciais, que acontecerão a partir do módulo Prática de Filmagem, em julho. Também, realizaremos lives semanais para que os cursistas possam tirar suas dúvidas e conversar sobre o conteúdo das aulas.
_________________________________________________________

O Curso de Introdução à Realização Audiovisual tem como proposta introduzir os cursistas à linguagem cinematográfica (planos, ângulos, movimentos de câmera); à escrita de roteiro cinematográfico (argumento, estrutura, roteiro técnico); à introdução da linguagem da direção de arte (desenho do espaço, concepção cenográfica) e à edição e montagem audiovisual (corte, raccord, transição, softwares). Aliada a esta formação teórica, será oferecido o módulo Prática de Filmagem em que a apreensão da linguagem cinematográfica e da direção de arte, bem como a escrita de roteiro, se darão através de atividades práticas a serem realizadas em grupo, consolidando-se através da realização de um curta-metragem pelos próprios alunos. Desta forma, pretende-se ampliar as possibilidades artísticas e autorais de cada participante, mobilizando os saberes construídos no decorrer dos módulos Linguagem Cinematográfica; Roteiro Cinematográfico; e Direção de Arte. Por fim, teremos o módulo Cinema Documentário que visa pensar o cinema documentário por uma perspectiva ético-estética, problematizando e questionando o nosso olhar em relação ao Outro – um olhar social, determinado e determinante. Desta forma, o curso pretendem atentar para o audiovisual como ferramenta narrativa de expressão e produção de sentidos. A potência artística e educativa deste curso se dará na esfera da experiência, da relação com a imagem e da relação com o outro. Portanto, não será necessário o uso de equipamento profissional ou semiprofissional.
_________________________________________________________

MÓDULO 1: Linguagem Cinematográfica (EAD)
(02/04 a 23/04, quintas-feiras, das 19h às 21h30)

O módulo Linguagem Cinematográfica tem como proposta introduzir os alunos à linguagem cinematográfica (planos, ângulos, movimentos de câmera, corte e raccord). Para tanto, serão desenvolvidos exercícios práticos de planificação, angulação, movimento de câmera, corte e raccord. A potência artística e educativa desta oficina se dará na esfera da experiência, da relação com a linguagem cinematográfica. Portanto, não será necessário o uso de equipamento profissional ou semi-profissional. Os exercícios práticos poderão ser realizados a partir de câmeras digitais amadoras ou celulares.

ENCONTRO 1
- Cena e sequência;
- Plano e plano sequência;
- Exercício prático de planificação da imagem.

ENCONTRO 2
- Ângulos e movimentos de câmera;
- Exercício prático de angulação e movimentação da câmera.

ENCONTRO 3
- Montagem clássica;
- Tipos de corte e raccord;
- Exercício prático de corte e raccord.

ENCONTRO 4
- Análise do material audiovisual produzido no decorrer da oficina.
_________________________________________________________

MÓDULO 2: Roteiro Cinematográfico (EAD)
(04/05 a 25/05, segundas-feiras, das 19h às 21h30)

O módulo Roteiro Cinematográfico pretende introduzir os cursistas ao processo de produção de um roteiro de ficção, firmando o aluno na prática de pensar um filme através de suas imagens. Desta forma, serão apresentadas as unidades de composição de um roteiro; suas etapas de construção; e elementos básicos da linguagem cinematográfica para a decupagem das cenas no roteiro técnico etc. Também, serão realizadas leitura de roteiros, análises de filmes e exercícios práticos de escrita.

ENCONTRO 1
- Percursos para a criação de um roteiro;
- Ideia, storyline, sinopse e argumento;
- Escaleta.

ENCONTRO 2
- Protagonista e Conflito;
- Ação e Diálogo;
- Exercício de descrição de cena.

ENCONTRO 3
- Estrutura Dramática;
- O paradigma de Field;
- Exercício de análise fílmica.

ENCONTRO 4
- Estrutura em 3 Atos: “A História”;
- Exercício de análise fílmica.
_________________________________________________________

MÓDULO 3: Direção de Arte (EAD)
(04/06 a 02/07, quintas-feiras, das 19h às 21h30)

O módulo Direção de Arte pretende abordar alguns dos elementos visuais - figurinos, cenários, objetos, cores etc - que compõe um filme. Pensar escolhas estéticas, processos e métodos para a construção da atmosfera que envolverá a narrativa fílmica. Serão analizados diferentes trechos de filmes visando observar as manifestações da direção de arte na concepção de um filme.

ENCONTRO 1
- Fundamentos da Direção de Arte: aspectos técnicos, históricos e artísticos.

ENCONTRO 2
- Mobilizando conceitos: formas e sentidos visuais para a narrativa.

ENCONTRO 3
- Concepção visual: expressando o roteiro através de ideias e elementos visuais.

ENCONTRO 4
- Operando com elementos visuais: pré-produção e filmagem.
_________________________________________________________

MÓDULO 4: Prática de Filmagem* (PRESENCIAL)
(13/07 e 20/07, segundas-feiras, das 19h às 21h30 | (25/07 e 01/08, sábados, das 14h30 às 18h30 - encontros a serem realizado em locação a definir)

O módulo Prática de Filmagem pretende promover o exercício da captação e composição de imagens para construção de narrativas audiovisuais. A apreensão da prática de filmagem se dará através de atividades práticas a serem realizadas em grupo, consolidando-se através da adaptação de um conto literário para a realização de um curta-metragem pelos próprios oficinandos. Desta forma, objetiva-se estimular a democratização da produção e do acesso ao audiovisual valendo-se do potencial criativo e narrativo que carregamos no bolso – nossos celulares.

ENCONTRO 1: Pré-produção
- Adaptação de um conto para a linguagem audiovisual;
- Escaletas e decupagem.

ENCONTRO 2: Pré-Produção
- Concepção visual: cenário, figurino, objetos;
- Cronograma de filmagem.

ENCONTRO 3: Produção
- Filmagem

ENCONTRO 4: Produção
- Filmagem

*Este módulo tem como pré-requisito a participação em ao menos um dos módulos anteriores (Linguagem Cinematográfica, Roteiro Cinematográfico ou Direção de Arte).
_________________________________________________________

MÓDULO 5: Edição e Montagem Audiovisual* (PRESENCIAL)
(13/08 a 10/09, quintas-feiras, das 19h às 21h30).

O módulo Edição e Montagem Audiovisual pretende apresentar os modos práticos e teóricos da montagem e edição cinematográfica. Através de exercícios práticos pretende-se experienciar o processo de edição e montagem até a finalização e exportação do material. Por fim, objetiva-se que por meio da utilização de softwares livres de edição (LightWorks) os alunos operem com os conceitos e as teorias de montagem apreendidos no decorrer do curso. Não serão disponibilizados notebooks aos cursistas. Portanto, recomenda-se que cada aluno traga seu computador pessoal com o software livre de edição instalado (LightWorks).

ENCONTRO 1
- Funções da montagem: narração e expressão;
- Exercício prático: ordenação.

ENCONTRO 2
- Funções da montagem: ênfase;
- Exercício prático: decupagem e seleção.

ENCONTRO 3
- Funções da montagem: ênfase;
- Exercício prático: pontuação.

ENCONTRO 4
- Funções da montagem: ritmo e fluência;
- Exercício prático: corte e raccord.

ENCONTRO 5
- A escrita no cinema: título, intertítulos, capítulos e créditos;
- O som no cinema: fala, ruído e música;
- Exportando o curta-metragem: formatos e CODECs;
- Exercício prático: finalização e exibição.

*O módulo Edição e Montagem Audiovisual tem como pré-requisito o módulo Prática de Filmagem.
_________________________________________________________

MÓDULO 6: Cinema Documentário (PRESENCIAL)
(14/09 a 05/10, segundas-feiras, das 19h às 21h30)

Produção de documentário por uma perspectiva ético-estética, problematizando e questionando o nosso olhar em relação ao Outro – um olhar social, determinado e determinante. Assim, este módulo pretende desenvolver o aspecto lúdico, criativo e crítico do cinema documentário tendo como recorte a questão da alteridade e a representação do Outro. Desta forma, o cinema documentário será um dispositivo para a produção e circulação de saberes entre os participantes, transfigurando o lugar comum da vida cotidiana.

ENCONTRO 1
- Introdução ao Cinema Documentário;
- Os principais modos de abordagem contidos no documentário;
- Apresentação de trechos de filmes para análise de estrutura;

ENCONTRO 2
- Introdução ao Roteiro de Documentário;
- Pesquisa de campo e entrevistas;
- Pré-roteiro, roteiro e roteiro de edição;
- Exercício prático: “Modos de Abordagem”.

ENCONTRO 3
- Laboratório de produção: "O meu olhar sobre o outro em três planos".

ENCONTRO 4
- Projeção e discussão dos trabalhos realizados.
_________________________________________________________
Sobre a Oficineira Luciana Tubello Caldas

Ao longo de três anos de sua graduação no Bacharelado em Ciências Sociais, participou, como bolsista de iniciação cientifica, do projeto Banco de Imagem e Efeitos Visuais – BIEV, ligado ao Núcleo de Estudos sobre Culturas Contemporâneas (Laboratório de Antropologia Social/UFRGS). Neste projeto, participou das pesquisas Cidade e memória: a cultura do trânsito, da circulação do transporte e dos deslocamentos dos transeuntes em Porto Alegre (RS) e Trabalho e Cidade: Antropologia da memória do trabalho na cidade moderno-contemporânea. Nestas, produziu imagens fílmicas, sonoras e fotográficas, que deram origem ao documentário etnográfico Onde se mora não é onde se trabalha, exibido na Mostra Audiovisual do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 16 e 20 de setembro de 2013; à crônica etnográfica sonora Será Balbúrdia?, exibida na Mostra de Produção Hipermídia e Etnografia Sonora da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP entre os dias 02 e 05 de julho de 2012 e a exposição fotográfica Da casa para o trabalho, do trabalho para casa: etnofotografia de itinerários urbanos de trabalhadoras do setor doméstico exibida nos meses de abril, maio e junho de 2011, na Galeria Olho Nu – IFCH/UFRGS. No curso de Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu a pesquisa "Clube das 5": Transformação e criação de si em práticas cinematográficas no espaço escolar. Neste trabalho, procureu discutir o quanto uma certa prática cinematográfica, em sala de aula, pode operar na constituição ética dos estudantes. Em 2018, atuou como assistente de produção do 10º Festival Escolar de Cinema e do 3º Seminário Internacional de Educação e Cinema: Luz na Docência. Em 2019, coordenou o projeto e ministrou a Oficina Popular de Filmagem: formação, produção e experiência cinematográfica, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, que propôs uma formação - destinada a estudantes de escolas públicas entre 13 e 18 anos - acerca da linguagem audiovisual. Ainda, em 2019, coordenou o projeto e ministrou a Oficina Popular de Filmagem: memórias e narrativas audiovisuais do Bairro Arquipélago, também com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, que buscou fomentar a pesquisa, a formação e o registro dentro da temática do patrimônio cultural, com ênfase nas memórias e narrativas dos habitantes do Bairro Arquipélago através de uma oficina com jovens estudantes, entre 13 e 18 anos, da rede pública de ensino. Desde 2015, participa do corpo de jurados do Festival de Cinema Escolar de Alvorada.
_________________________________________________________
INFORMAÇÕES
WhatsApp: (51) 98932-4276
E-mail: cinemapoapopular@gmail.com
Site: cinemapopular.weebly.com

Eventos similares

Pegue um convite