Aproveite a cidade de Porto Alegre

Curso de Introdução à Filosofia Africana

O objetivo do curso é fomentar a discussão sobre filosofia africana antiga, buscando a compreensão dos pensamentos e conceitos desenvolvidos nas escolas de escribas no antigo Egito (Kemet) compreendo o contexto histórico a época e seus sistemas filosóficos. O curso pretende apresentar de modo sucinto e em caráter introdutório, a filosofia africana antiga, especificamente parte do pensamento egípcio através da leitura de textos datados de 1300 a.c. Trabalharemos com filosofia egípcia e com o pensamento de filósofos da época, apresentando a ética e os ensinamentos propostos para pensá-la. Possibilitando a ampliação dos estudos e debates sobre filosofia africana antiga através das escolas e os ensinamentos passados.

Como proposta de compreensão do curso, propõe o exercício filosófico/Espiritual holístico ancorado no coração como a consciência sendo a ferramenta fundamental para a reintegração da subjetividade do sujeito africano na reconstrução de sua agencia. Um sentido ética/espiritual como afetação do sentido do coração sendo mais forte que a razão para o ser africano se entender como ele realmente em sí e não pelo que ele fisicamente apresenta. Uma perspectiva holística ontológica na qual o Ib (coração) torna-se o centro do desenvolvimento individual e coletivo a partir do qual cada homem poderia aderir à verdade, abrigo de seu caráter, sua virtude, sua competência e sua vontade. O não conhecimento é a derrota de si mesmo é uma das ferramentas mais eficazes para a manutenção das violências impostas sobre os povos africanos. A cura e o bem esta do Ser africano esta na reconstrução de sua subjetividade e ontologia destrocadas pelas violências colônias a filosofia como exercício holístico reintegra a agencia do ser a partir de sua própria forma de compreender-se.



INSCRIÇÕES
As inscrições serão confirmadas mediante pagamento do valor em uma das duas modalidades de ingresso:
- Ingresso único: R$50,00 (garante sua inscrição no curso);
- Ingresso solidário: R$75,00 (garante sua inscrição e a de um estudante negro)*.
Link de compra: https://www.sympla.com.br/curso-de-introducao-a-filosofia-africana__594464

*Os critérios de inscrição para o ingresso solidário, bem como a inscrição em tal modalidade deve ser feita no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRT57t2i7smiTwab7aMEU0xinaYIt3sZvNAISTDB21ko16cw/viewform

Parte do valor arrecadado será destinado a construção da Kilomboteca Delzia Lemos, localizada no Quilombo Lemos.


PROGRAMAÇÃO:

AULA I: 03/09/2019
Horário: 19h às 22h
Prof.ª Dranda Katiuscia Ribeiro
Prof.º Drando Valter Duarte

TEMA: KEMET: HISTÓRIA ANTIGA DA FILOSOFIA AFRICANA
a. Conceitos Kemeticos antigos de Filosofia
b. Definição de Filosofia a partir da realidade Kemetica
c. As escolas da vida (Per Anhk) e os ensinamentos escribas
d. A concepção Metafísica de Filosofia Kemetica

AULA 2: 04/09/2019
Horário: 19h às 22h

TEMA: MAAT: A PEDRA ANGULAR DA FILOSOFIA AFRICANA

a. A compreensão de alma e Ser na Filsofia em KMT
b. O Caráter dinâmico do pensamento Kemetico sobre existência
c. Maat como a personificação da virtude perfeita
d. A imanência de Maat na cultura Africana

AULA 3: 06/09/2019
Horário: 19h às 22h
Prof.ª Dranda Katiuscia Ribeiro

TEMA: SUBJETIVIDADE E ANCESTRALIDADE: Caminhos para a reconstrução do Ser Africano

a. A reeontologização do sujeito
b. Reconstrução da subjetividade Ocidental
c. Kemet e a construção da subjetividade Ancestral



Prof.º KATIUSCIA RIBEIRO
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia e Ensino pelo programa de Pós-graduação de Filosofia e Ensino – PPFEN – CEFET / RJ com Dissertação tema: Kemet, Escolas e Arcadeas – A Filosofia Africana no Combate ao Racismo Epistêmico e a Lei 10639/03. Atualmente é Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós Graduação de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS/PPGF, sua pesquisa é sobre Filosofia Kemetica
É Coordenadora Geral do Laboratório de Africologia e Estudos Amerindios Geru Maã / UFRJ na área de Filosofia Africana/ Indigena. É professora de Filosofia do Direito na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.
Suas pesquisas envolvem: Filosofia em Kemet, Ib (Coração), o ser, Filosofia Africana antiga,Subjetividade, Ontologia, Ética, Kemetica, Filosofia política, Epistemicídio e a lei 10639/03 e a garantia de seus direitos e aplicabilidade bem como ações emancipatória para a população negra. Ribeiro tem familiaridade com as filosofias de: Maat, PthaHotep, Amenemope, Theophile Obenga, Cheikh Anta Diop, Maulana Karenga, Kimani Nehuse, Molefi Kete Asante, Ama Mazama, Marcus Garvey, Marimba Ani, Cheikh Anta Diop, Angela Davis, Bell Hooks, Sombofu Somé, Sueli Carneiro e Abdias do Nascimento.


Prof.º VALTER DUARTE
É filósfo, escritor, pesquisador e educador social. É licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutorando em Filosofia pela universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atua nas áreas de Filosofia Antiga, História da filosofia Antiga, Ética, Epistemologia, Teoria do Conhecimento e Lógica. Sua atual pesquisa tem como foco a filosofia do período faraônico, notadamente aquela desenvolvida e apresentado pelo filósofo Ptah-Hotep.

Eventos similares

Pegue um convite