Prezados convidados, é com imensa alegria e satisfação que gostaríamos de lhes convidar para prestigiar esse evento que unirá dois grandes nomes da música em Porto Alegre: Coral da UFRGS e Orquestra Villa Lobos.
Por unir dois pólos culturais diferentes, um, em sua grande maioria formado por acadêmicos e o outro formado por jovens moradores da comunidade, esse encontro permite criar o som da imaginação do poeta. Um passeio entre cordas, sopros, assobios, cantos, trilhos... e levar o público a experimentar uma fictícia viagem no trenzinho que "correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar..."
Encontro Musical Universidade e Comunidade!
HORÁRIO: O concerto inicia às 19h e as portas abrem meia hora antes, às 18h30. Não há lugares marcados. Os assentos serão tomados por ordem de chegada.
ENDEREÇO: Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, n° 202 - Centro Histórico, Porto Alegre).
INGRESSOS: Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os coralistas ou no Bar Parangolé (Rua General Lima e Silva, n° 240 - Cidade Baixa, Porto Alegre) ou ainda, pelo link:
* Meia entrada garantida pela Lei nº 12.933. Válida para estudantes mediante comprovação (carteirinha oficial) e maiores de 60 anos.
CRONOGRAMA: o evento contará com apresentações individuais do Coral Escola da UFRGS, Coral da UFRGS e Orquestra Villa Lobos. Ao final algumas músicas serão executadas em conjunto.
O CORAL DA UFRGS O Coral da UFRGS foi fundado em 1961 pelo maestro Pablo Komlós. Com 58 anos de atividade, o grupo dedica-se ao canto coral à capella, que possui um repertório que contempla diversas épocas e estilos musicais. Com mais de mil apresentações e diversos prêmios em sua trajetória, o grupo é considerado um dos maiores coros do Estado e atualmente é composto por alunos, professores, funcionários da Universidade, bem como pela comunidade em geral.
Regência: Lucas Alves Preparador Vocal: Guilherme Roman Participação Especial: Coral Escola
ORQUESTRA VILLA LOBOS Programa de educação musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Vila Mapa em Porto Alegre, em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis. Desenvolvido desde 1992, tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia da cidade, o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras. Garante mais de 300 atendimentos gratuitos por semana com as seguintes oficinas: canto coral, cavaquinho, contrabaixo elétrico, flauta doce, gaita ponto, grupo de choro, percussão, piano, prática de orquestra, sapateado americano, teatro, teoria e percepção, viola, violão, violino e violoncelo. A Orquestra Villa-Lobos recebeu dezesseis prêmios na área da música, cultura, educação e direitos humanos a nível local, regional e nacional. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Troféu Guri do Grupo RBS por sua atuação frente à Orquestra.