Conversas no Museu - Salomon Smolianoff resgate de uma história

Conversas no Museu - Salomon Smolianoff resgate de uma história

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) convida para a palestra “Salomon Smolianoff: resgate de uma história”, baseada na história do artista e falsário narrada no livro “Smolianoff: o cálice de um judeu”, de autoria de Magaly Amaral da Costa. O evento ocorre na próxima terça-feira (19.11.2019), às 16h, no auditório do MARGS, com a participação de Rafael Machado da Costa (organizador do livro) e Anico Herskowitz (artista visual). O evento marca o lançamento do livro pela editora Kaijuu.

Russo de origem judaica, Salomon “Sali” Smolianoff (1897-1976) tornou-se conhecido por historiadores e pesquisadores internacionais por ter participado da Operação Bernhard, um projeto do governo alemão para a produção de dinheiro falso durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto foi prisioneiro nos campos de concentração do regime nazista. Em função dessa atividade, foi considerado pela Interpol o mais hábil falsificador da primeira metade do século XX, faceta abordada no filme “Os falsários”, de 2007, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Sobrevivente do holoausto, Smolianoff discretamente mudou-se para Porto Alegre em 1955, estabelecendo um ateliê na Avenida João Pessoa, onde manteve atividades como pintor. A partir da década de 1960, passou a narrar suas memórias à sua assistente, a artista plástica Magaly Amaral da Costa (1939-2016), que registrou sua história como pintor acadêmico premiado, falsificador e sobrevivente dos campos de concentração.
No evento do MARGS, os palestrantes revisitarão a história de Salomon Smolianoff como importante personagem da história europeia e porto-alegrense, dando luz aos períodos até então pouco documentados de sua vida, pregressos e posteriores ao seu envolvimento na Operação Bernhard, bem como às suas atividades como artista.

O projeto “Conversas no Museu” é uma iniciativa da AAMARGS e ocorre uma vez ao mês, sempre às terças-feiras, trazendo convidados para falar sobre arte, cultura e seus desdobramentos.
O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

O livro
Amaral da Costa, Magaly. “Smolianoff: o cálice de um judeu”. Porto Alegre: Kaijuu, 2019
231 páginas
Organização: Rafael Machado Costa
Preço: R$ 40,00

SERVIÇO
Conversas no Museu - “Salomon Smolianoff: resgate de uma história” e lançamento do livro “Smolianoff: o cálice de um judeu”
Palestrantes : Rafael Machado da Costa e Anico Herskowitz
Data: 19.11.2019, às 16h
Local: Auditório do MARGS
Entrada gratuita (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada)
Não é necessário realizar inscrição
Pegue um convite