Aproveite a cidade de Porto Alegre

Construindo experiências de aprendizagem baseada em projetos

:: Por que conhecer Aprendizagem baseada em Projetos?

A adoção de metodologias ativas de aprendizagem pode proporcionar o desenvolvimento de experiências educacionais mais ricas e significativas. Nesse sentido, o método de Aprendizagem baseada em Projetos (Project-based Learning - PjBL) trata do uso de projetos com foco em contextos reais a partir da elaboração de questões norteadoras e com fortes elementos de cooperação.

Através do construção de um projeto e seus desdobramentos com níveis crescentes de desafio, busca-se estimular o desenvolvimento de competências humanas, técnicas e gerenciais. Os idealizadores e condutores destes processo devem assumir um papel de orientação, deixando o protagonismo para os participantes e nesse sentido autonomia, autogestão, colaboração, reflexão e pensamento crítico são princípios fundamentais.

Se você tem interesse em adotar essas práticas em suas experiências educacionais, ou ainda aprofundar seus conhecimentos e trocar ideias sobre o assunto, este workshop é para você :)

:: O que vou aprender?

Neste workshop você vai aprender sobre os conceitos fundamentais relacionados ao método de Aprendizagem baseada em Projetos (Project-based Learning), conhecer casos de aplicação deste método em diferentes níveis educacionais, a concepção e desenvolvimento de experiências educacionais usando este método, recursos tecnológicos e não tecnológicos que podem ser adotados, bem como processos de sistematização, monitoramento e análise de resultados.

:: Para quem é esse workshop?

Professores de qualquer nível de ensino (educação básica até educação superior), professores de cursos livres, técnicos e profissionalizantes, facilitadores e mentores de processos de aprendizagem, gestores educacionais e demais interessados em desenvolver no uso de metodologias ativas de aprendizagem que possam apoiar processos educacionais.

:: O que está incluído?

Oito horas de atividades com muita prática.
Coffee-break nos turnos da manhã e da tarde.
Material do workshop.
Certificado de conclusão.

:: Ministrantes

Prof. Me. Aline de Campos
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (UFRGS), mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da (UFRGS) na linha de pesquisa de Informação, Tecnologia e Práticas Sociais e bacharel em Ciência da Computação (UPF). Atua com avaliação por competências há 9 anos e com metodologias ativas há 6 anos, construindo práticas didáticas sobretudo com o uso de aprendizagem baseada em projetos e gamificação para o desenvolvimento de competências técnicas, humanas e gerenciais. Seus temas de pesquisa atuais centram-se em metodologias ativas, gamificação em experiências de aprendizagem, mineração de dados educacionais, learning analytics. Professora Adjunta na Escola de Tecnologia da Faculdade Senac Porto Alegre e coordenadora de projetos no Programa Senac Inovação. Sócia-fundadora da Kolligo Soluções Educacionais que desenvolve recursos para experiências de aprendizagem com foco em gamificação e personalização.

Prof. Esp. Alice Wiener
Especialista em Desenvolvimento de Aplicativos Móveis (SENAC RS), graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SENAC RS) e em Letras - Português/Inglês (PUCRS). Atua como instrutora usando metodologias ativas, principalmente Challenge-based Learning (CBL) com foco no desenvolvimento de aplicativos na Apple Developer Academy. Possui experiência em metodologias ágeis, design, mineração de dados, processamento de linguagem natural e vivências na gestão de projetos com equipes interdisciplinares. Trabalhou como líder de projetos no desenvolvimento de aplicativos com equipes multinacionais nos EUA, China, Australia, UK e Canadá. Sócia-fundadora da Kolligo Soluções Educacionais que desenvolve recursos para experiências de aprendizagem com foco em gamificação e personalização.

Eventos similares

Pegue um convite