Rua Sarmento Leite, 320 - Centro, 90050-170 Porto Alegre
Conferência "Transparência Literal e fenomênica: da Arquitetura Moderna à Contemporânea". Mesa Redonda com Carlos Eduardo Comas, Guilherme Wisnik e Sergio M. Marques. Dia 06 de Novembro às 18:30h. Auditório da FA/UFRGS (entrada livre até a lotação do auditório)
Lançamento do Livro "Dentro do Nevoeiro" de Guilherme Wisnik - Saguão da FA/UFRGS - 18:00h
PROMOÇÃO
Unisinos – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura - PROPAR - FA/UFGRS, DOCOMOMO Núcleo RS.
PATROCINIO
PROPAR/UFRGS, DOCOMOMO Nucleo RS e Sauermartins Arquitetura
Atividade oficial do VI Seminário DOCOMOMO Sul
O MODERNO E REFORMADO - Debatendo o Projeto do B. 1920 - 2019. Parte I.
A programação completa do evento pode ser vista em: https://www.ufrgs.br/propar/vdocomomosul/index.html
Abertura da Exposição - FAM - Fayet, Araújo ; Moojen: Arquitetura Moderna Brasileira no Sul - 1950 / 1970
De 21 de Outubro a 11 de Novembro de 2019
Saguão da FA/UFRGS - das 8:30h às 21:00h
A Exposição FAM apresenta a manifestação da Arquitetura Moderna Brasileira no sul do país, através de obras exemplares de Carlos M. Fayet, Cláudio L. G. Araújo e Moacyr Moojen Marques, três arquitetos expressivos da geração descendente da vanguarda moderna na região. Do final dos anos 1940 até o final da década de 1960, período que abrange a estruturação da profissão, surgimento do ensino, formação da Faculdade de Arquitetura, criação do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul - episódios dos quais os três arquitetos tiveram certo protagonismo - introdução, disseminação e expansão da arquitetura moderna no Estado, a trajetória e principalmente a produção arquitetônica correspondente, desnuda o panorama da arquitetura moderna no sul e sua inserção no cenário amplo do Movimento Moderno. Desde visão focada no objeto arquitetônico e urbanístico, aspectos como relações de continuidade e descontinuidade da Arquitetura Moderna Brasileira, sua particular apropriação do Movimento Moderno, propagação regional, paralelismos e contribuições nativas se confrontam com agentes próprios do fazer matizados pela conjuntura internacional, nacional e local. A exposição de manifestações de distintas colorações e circunstancias, busca de certa forma incrementar o conhecimento disciplinar disseminado, fundamentando com mais consistência a produção recorrente da arquitetura brasileira, além da referencial produzida nos tradicionais centros de irradiação, pelas lideranças ancestrais
CURADORIA
Arq. Gladys Azevedo Neves da Silva
Arq. Patricia Nerbas
Arq. Sergio M. Marques
CONCEPÇÃO e COORDENAÇÃO GERAL
Arq. Gladys Azevedo Neves da Silva
Arq. Patricia Nerbas
Arq. Monica Luce Bohrer
PESQUISA
Arq. Sergio M. Marques
PROJETO EXPOGRÁFICO E COMUNICAÇÃO VISUAL
Arq. Monica Luce Bohrer
FOTOGRAFIAS e IMAGENS
Acervo FAM / PROPAR / FAUFRGS
Carlos M. Fayet
César Wagner
Claudio L. Araújo
Guilherme Werle
Hélio Piñon
João Alberto F. da Silva
Leopoldo Plentz
Marcelo Donadussi
Moacyr M. Marques
Sergio M. Marques
PROMOÇÃO
Unisinos – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura - PROPAR - FA/UFGRS, DOCOMOMO Núcleo RS.
PATROCINIO
CAU/BR e DOCOMOMO Sul
APOIO
IAB -RS, Pino Signs Indústria e Sinalização Gráfica, Impacto e Comunicação Visual, Claudiomir Marcenaria.
AGRADECIMENTOS
Reitoria Unisinos, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROPAR/UFRGS, Instituto dos Arquitetos e Urbanistas IAB/RS e Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/RS, Núcleo DOCOMOMO Sul, Pino Signs Indústria e Sinalização Gráfica, Impacto e Comunicação Visual, Claudiomir Marcenaria.