Concerto Rejoice! Feito para a noite de natal
Atualizado em: 26 de novembro de 2019, 19:01

Concerto Rejoice! Feito para a noite de natal

O CONCERTO


O concerto "Rejoice! Feito para noite de natal" convida diferentes ouvintes, independente de credo e origem étnica e cultural, a reverenciar o espírito de Natal em sua essência! ...mergulhando em versos, belas melodias, rica ornamentação e em toda a profundidade de um repertório que coloca em evidência os afetos do período Barroco.

A sonoridade desta época conduz a platéia numa narrativa que parte da obra “Fatto per la notte di natale” - composição para orquestra, de Arcangelo Corelli, representante da paradigmática forma de concerto grosso. Nela estão presentes contrastes nos diferentes planos sonoros, gerando princípios de dramaticidade e sofisticação, desenvolvidas com propriedade ímpar nesse período.
A voz e a palavra, em alegre glorificação da chegada do Cristo, trazem memoráveis obras da literatura vocal, tais como a popular “Jesus Alegria dos Homens” e “In dulci Jubilo” (de J.S. Bach), esta última com a curiosa e angelical mistura de diferentes idiomas (a linguagem “macarrônica”, a linguagem de todos e todas...). Da célebre obra “Messias” de Handel, serão apresentadas a “Abertura” e “Rejoice”, que celebram a essência da mensagem da figura do Deus encarnado. Já na cantata sacra “Nisi Dominus” (salmo 127), de Vivaldi, adentramos o mistério da criação e da divindade como sustentáculo para tudo o que se constrói no mundo.
Essas e outras memoráveis obras nos levam a experienciar a magia da época de Natal e do mito da Natividade, em suas múltiplas facetas e dinâmicas através de obras barrocas com potência espiritual única, plenas de sentido, vibração e introspecção.

Numa narrativa única e ao mesmo tempo plural, encerramos a temporada Ano Lux, com fabuloso concerto de Natal que não poderia ficar de fora deste belo percurso. Valorizando a conexão entre o divino e a esfera humana, com profundidade dramática e reflexiva, aspectos marcantes nos concertos do Lux Sonora durante o ano de 2019.


O ANO LUX

O ano de 2019 – o nosso #AnoLux - foi um período marcante na trajetória da camerata Lux Sonora, em que muitos de seus propósitos - estabelecidos desde o início de suas atividades. - foram concretizados, como a desafiadora proposta de um tema por concerto, e videos dos próprios luxes e suas pesquisas, gerando satisfação e aproximação entre o grupo e sua plateia. Após uma extensa programação de concertos o grupo fecha o ano com chave de ouro


Texto: Cuca Medina


Direção Artística e Produção:
Rafael Marques
rafaelmarques.flauta@hotmail.com
(51) 996229393

Produção Executiva:
Dêizi Nascimento
elfa.arte@yahoo.com.br
(51)981142766

Lux Sonora
luxsonoraportoalegre@gmail.com

Mídias Digitais:
https://www.facebook.com/Lux-Sonora-1919505711597854/

Página do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCg7Asx36Wlxnzr4krYLN8bA

Página no Facebook:
https://www.facebook.com/Lux-Sonora-1919505711597854/


O QUE: Concerto Rejoice! Feito para noite de natal.
QUANDO: 26 de Novembro.
HORÁRIO: 20 horas.
ONDE: Centro Cultural Santa Casa - POA
INGRESSOS: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia no local.