Concerto Entre Caminhos
Atualizado em: 30 de outubro de 2019, 14:54

Concerto Entre Caminhos

Rafael Lopes apresenta Entre Caminhos na UFCSPA

O Música na UFCSPA apresenta na quarta-feira (09), às 19h, o concerto “Entre Caminhos” do violonista Rafael Lopes, com a participação especial da pianista Mari Kerber e do violonista André Godinho. O Teatro Moacyr Scliar da UFCSPA, na Rua Sarmento Leite, 245, será o palco do show. A entrada é franca e aberta ao público externo.

O terceiro disco do músico faz alusão às múltiplas possibilidades de rotas, estradas, direções e espaços a percorrer. O trabalho, lançado em 2019, coloca em diálogo texturas e melodias elaboradas ao longo da trajetória do músico, combinadas a novas trilhas. O resultado será apresentado pela primeira vez na capital gaúcha, dentro da programação da Agenda Cultural da universidade.

Para o show, Rafael convidou parceiros que também vêm agregando música autoral à nova cena instrumental da cidade: a pianista Mari Kerber e o violonista André Godinho. No setlist, além das seis faixas do álbum, estão obras de músicos que influenciaram os caminhos do trio, como Django Reinhardt. Elementos da música brasileira, latina e jazz percorrem o programa, com destaque para a improvisação.

O músico recentemente retornou da turnê europeia de Entre Caminhos, que passou pela Alemanha, Portugal e Espanha. Indicado ao prêmio Açorianos de Música na categoria intérprete instrumental em 2018, e mencionado duas vezes (2015 e 2017) como um dos destaques no cenário da música instrumental brasileira pelo site “Melhores da Música Brasileira”, Rafael é bacharel em Música (UFRGS) e mestre na mesma área (UFPR). Realizou cursos na Universidade de Aveiro (Portugal) e Berklee College of Music (EUA). Integra a Camerata Violões de Porto, com quem apresenta “Carmen e os Violões”, show cênico-musical indicado ao Açorianos de Música em 2019, na categoria espetáculo do ano.

Mari Kerber
Pianista, compositora e cantora, Mariane Kerber é graduada em Música Popular (UFRGS). Lançou três singles em carreira solo com o álbum Em Movimento, e o CD So Many Stories to Tell, pelo dueto Mari Kerber ; Ale Ravanello. Participou como solista de concertos da Orquestra Unisinos Anchieta e liderou o Mari Kerber Quarteto no 4º Festival BB Seguros de Blues e Jazz. Neste ano, se apresentou no Umbria Jazz Festival (Itália).

André Goldinho
Músico e filmmaker, André Godinho é bacharel em violão (UFRGS). Realizou masterclasses com professores de destaque e como bolsista, participou da organização do Festival de Violão da UFRGS, além de dirigir um documentário sobre a história do Festival. Foi membro da Camerata Violões de Porto. Atualmente é sócio da Pipalimão Filmes e diretor da Maré Mídia e Música, produtora audiovisual especializada no segmento artístico e musical.