Clube de leituras distópicas | Nós em 201984

Clube de leituras distópicas | Nós em 201984

sábado
17:00
O evento acontecerá daqui 7 meses em uma sábado. Ver minha agenda neste dia

Livraria Taverna

Rua Fernando Machado, 370 - Centro Histórico, 90010-320 Porto Alegre

Sobre o evento

Entre tantas formas de expressão e linguagens presentes na literatura ao redor do mundo, as distopias talvez estejam entre os gêneros literários que mais despertam curiosidade e que crescem seja em número de novas produções ou resgate de obras clássicas, sem esgotar as possibilidades de reflexão propostas por seus temas, se reinventando e dialogando com a nossa realidade. É com grande entusiasmo que a Livraria Taverna tem o prazer de anunciar o primeiro encontro do 'Clube de Leitura Nós em 201984', uma iniciativa que propõe compartilhar experiências de leitura e discutir livros de ficção cientifica, literatura distópica e especulativa.

O primeiro encontro do Clube ocorrerá no dia 14/03, sábado, a partir das 17h, e estreia analisando duas obras fundamentais do gênero: "Nós", de Ievguêni Zamiátin, e "1984", de George Orwell. Para conduzir o bate-papo, receberemos Caroline Becker, professora, pesquisadora e uma das mentoras do podcast Hora da Distopia, e Lucas Jaques, mediador e idealizador do Clube de Leitura Nós em 201984.

SOBRE "NÓS", DE ZAMIÁTIN
Escrito pelo russo Ievguêni Zamiátin, "Nós" é a distopia original que inspirou desde grandes clássicos do gênero – Admirável Mundo Novo, 1984, Laranja Mecânica e Fahrenheit 451 – até livros mais recentes – Divergente e Jogos Vorazes. Em suas páginas, o autor imaginou um governo totalitário chamado Estado Único que, supostamente pelo bem da sociedade, privou a população de direitos fundamentais como o livre-arbítrio, a individualidade, a imaginação, a liberdade de expressão e o direito à própria vida. Um mundo completamente mecanizado e lógico, onde as pessoas não possuem nomes, mas sim números, e o Estado dita os horários de trabalho, de lazer, de refeições e até de sexo.

SOBRE "1984", DE ORWELL
Romance incontornável, 1984 continua sendo o livro ao qual nos voltamos sempre que se mutila a verdade, distorce-se a linguagem e viola-se o poder. A obra de George Orwell tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo. Numa trama em que os "fatos alternativos" estão por toda parte e a mentira foi institucionalizada, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive; em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta. Normalmente lido como uma distopia, 1984 é também uma sátira, uma profecia, um grito de alerta, um thriller de espionagem, uma extraordinária ficção científica, um terror psicológico, um romance pós-moderno e uma história de amor.

A atividade é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia. Serão muito bem-vindas todas e todos que já leram, que estão lendo ou que possuem interesse em conhecer e conversar sobre duas grandes obras da literatura universal.

CLUBE DE LEITURA NÓS EM 201984
Leituras de março: "Nós", de Ievguêni Zamiátin, e "1984", de George Orwell - com Caroline Becker e mediação de Lucas Jaques
Onde: Livraria Taverna
Quando: 14 de março, sábado, às 17h
Entrada franca!

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar