Clube de Leitura | Gertrudes e Cláudio, com Carlos Gerbase

Clube de Leitura | Gertrudes e Cláudio, com Carlos Gerbase

Clube de Leitura
Entre Clássicos e Contemporâneos

Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio: te esperamos!

Nesta edição: Gertrudes e Cláudio, de John Updike, com Carlos Gerbase.

Vamos abrir a programação 2020 do Clube de Leitura a partir de um legítimo enredo shakespeariano. O professor e cineasta Carlos Gerbase apresenta a obra do escritor norte-americano John Updike, que nos oferece a história pregressa ao assassinato do rei, em Hamlet. Em seu livro, conhecemos a vida de Gertrudes, mãe de Hamlet, da adolescência à vida adulta, até o casamento com o cunhado, Cláudio, irmão mais novo do rei e também seu algoz.

Sobre o livro: Como Gertrudes e Cláudio se envolveram? Eles agiram de forma intencional para usurpar o trono? Quando a peça de Shakespeare inicia, a mãe (Gertrudes) e o tio de Hamlet (Cláudio) estão recém-casados. O casamento acontece logo após a morte do rei, que também se chamava Hamlet, de forma misteriosa. A obra Gertrudes e Cláudio se encaixa como uma espécie de prólogo na linha temporal de Hamlet.

O escritor norte-americano John Updike é conhecido por suas narrativas articuladas e precisas dentro do gênero romancista. Além de escritor, foi poeta, contista, crítico de arte e crítico literário. Recebeu os prêmios mais importantes da literatura americana - o American Book Awards e o Scott Fitzgerald, e venceu o Pulitzer por duas vezes.

Sobre o convidado: Carlos Gerbase é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980). Possui doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2003) e pós-doutorado em Cinema pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle (2010). Experiente na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, tem como principais temas de atuação o cinema, a narrativa, a literatura, a tecnologia e a linguagem. É roteirista, diretor cinematográfico e escritor.

A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre a obra, o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas

Informações gerais:
Data: 23 de março, segunda-feira
Horário: das 19h30 às 21h30

Próximos encontros:
13 de abril: Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa
Convidado: Kathrin Rosenfield

11 de maio: Odisseia, de Homero
Convidado: Cláudio Moreno

22 de junho: A Morte da Terra, de J. H. Rosny Ainé
Convidado: Paula Taitelbaum