Aproveite a cidade de Porto Alegre

Clube de Leitura Capitólio - Inscrições abertas

CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
LANÇA CLUBE DE LEITURA EM PARCERIA COM A ACCIRS

As inscrições para o Clube de Leitura Capitólio podem ser feitas a partir do dia 16 de abril, no Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – 3º andar), ou pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com, ao custo de R$ 30,00 (pacote completo) e R$ 10,00 (para quem quiser participar da discussão de apenas um livro, opção no entanto condicionada à existência de vagas). Sócios da ACCIRS não pagam. As inscrições são limitadas ao número de 30 participantes, devido à capacidade da sala. Quem tiver 80% de presença, receberá certificado de participação.

Mais informações pelo e-mail cdmcapitolio@gmail.com ou pelos telefones 3289-7463 ou 3289-7464.

A Cinemateca Capitólio Petrobras, através do seu Centro de Documentação e Memória, está lançando um novo projeto, realizado em parceria com a ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul: o Clube de Leitura Capitólio, que a partir do dia 27 de abril irá promover o estudo de obras referenciais do pensamento cinematográfico. Nesta primeira edição do projeto, foram elencados quatro livros – O que é o Cinema?, de André Bazin, Os Filmes da Minha Vida, de François Truffaut, Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza, e Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha –, e cada um deles será objeto de dois encontros. No primeiro encontro, um mediador apresenta o livro e seu autor e no segundo encontro os participantes do grupo debaterão o livro conjuntamente. A mediação dos encontros ficará a cargo de críticos membros da ACCIRS. No dia 27 de abril, data de início das atividades, o livro O que é o Cinema?, de André Bazin, será apresentado pelos críticos Fatimarlei Lunardelli e Marcus Mello.

Esta primeira seleção de livros feita pela ACCIRS para o Clube de Leitura Capitólio optou por eleger obras de autores que estabelecem um diálogo entre si, a começar por André Bazin, o influente crítico e teórico francês que promoveu uma discussão profunda e apaixonada sobre cinema em páginas de jornais e revistas, numa série de textos que após sua morte foram reunidos em O que é o Cinema? (1958-1962), obra central do pensamento cinematográfico no século XX. A repercussão do pensamento de Bazin no trabalho do crítico e cineasta François Truffaut, a quem ele acolheu como um filho afetivo e para quem abriu espaço nas páginas da revista Cahiers du Cinéma, fica evidenciada nas páginas de Os Filmes da Minha Vida, coletânea de textos esparsos publicada por Truffaut em 1975. Já o livro de Enéas de Souza, Trajetórias do Cinema Moderno (1965), uma obra seminal da crítica cinematográfica no Brasil, ilustra a influência de Bazin na Porto Alegre dos anos 60. Por fim, Glauber Rocha, o cineasta-autor por excelência do cinema brasileiro, que em 2019 completaria 80 anos de vida, ganha espaço através do clássico Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, um livro que demonstra o quanto a contribuição do diretor baiano ao cinema não se restringiu apenas à realização de filmes.

Os encontros do Clube de Leitura Capitólio serão na Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio Petrobras (3º andar), sempre aos sábados, das 10h às 12h, e os livros serão disponibilizados aos participantes pelo Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras.

Ao longo de 2019, o Clube de Leitura Capitólio terá o seguinte cronograma de encontros:

27 de abril – O que é o Cinema?, de André Bazin
25 de maio – O que é o Cinema?, de André Bazin
29 de junho – Os Filmes da Minha Vida, de François Truffaut
27 de julho – Os Filmes da Minha Vida, de François Truffaut
31 de agosto – Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza
28 de setembro – Trajetórias do Cinema Moderno, de Enéas de Souza
26 de outubro – Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha
30 de novembro – Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, de Glauber Rocha
14 de dezembro – Fechamento atividades e propostas para 2020


Sobre o Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras

O Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras reúne obras e documentos diversos relacionados ao cinema gaúcho, nacional e internacional, com o objetivo de atender a pesquisadores da área e demais interessados pelo tema. Além de um acervo de filmes, o CDM possui uma biblioteca com material bibliográfico diferenciado sobre o cinema nacional e internacional, tais como livros, periódicos, catálogos, folhetos e monografias relacionados ao cinema. Já o seu acervo documental inclui arquivos pessoais de cineastas, fotógrafos e críticos de cinema como Antônio Carlos Textor, Fatimarlei Lunardeli, Jorge Furtado, Luiz Carlos Lisboa, Odilon Lopez, Tony Rabattoni, Tuio Becker e Telmo Kersting. Entre os documentos que constituem estes acervos estão roteiros e sinopses de filmes, recortes de jornais e revistas, boletins informativos, jornais, folders de programação de cinema, clippings de entrevistas em áudio, relatórios, projetos, correspondências, entre outros documentos relacionados ao cinema gaúcho e nacional.

Eventos similares

Pegue um convite