Aproveite a cidade de Porto Alegre

Clube de Leitura | A Cidade Sitiada, de Clarice Lispector

Clube de Leitura
Entre Clássicos e Contemporâneos

Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio: te esperamos!

Nesta edição: A cidade sitiada, de Clarice Lispector, com Kathrin Rosenfield.

No segundo encontro do semestre do Clube de Leitura, a professora Kathrin Rosenfield apresenta a obra da escritora Clarice Lispector. Romance ambientado em um subúrbio nada atraente, na década de 1920, A cidade sitiada conta a vida de Lucrécia Neves, uma jovem simplória conformada com a mesmice de um ambiente sem futuro.

A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.

Sobre o livro: Narrado em terceira pessoa, o romance tem doze capítulos compostos por frases curtas que acompanham os passos da protagonista pelas ruas da cidade suburbana de São Geraldo e pela vida. Simplória e desprovida de consciência, Lucrécia é apenas o que vê. Ela está sitiada porque não vive, apenas observa a vida. Segundo a autora, este foi seu livro mais difícil de escrever e a história de Lucrécia representa a inútil luta “de alcançar a realidade” através da “visão total das coisas”. Escritora e jornalista, Clarice Lispector (1925-1977) — nascida Haia Lispector, na Ucrânia — é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do último século.

Sobre o convidado: Kathrin Rosenfield é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos departamentos de Filosofia e de Letras. Possui graduação em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (1981), mestrado em Antropologia histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1981) e doutorado em Ciência da literatura pela Universidade de Salzburg (1984). Ela é pós-doutora pela Ecole Normale Supérieure (1999) e PhD em Literatura Comparada pela University of Massachussetts Amherst (2013). Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Literatura e Filosofia.

Informações gerais:
Data: 09 de setembro, segunda-feira
Horário: das 19h30 às 21h30 ( 2 horas de duração )
Valor: R$ 40,00 entrada inteira / R$ 20,00 meia-entrada (50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e + 60).

Eventos similares

Pegue um convite